O Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região abraça a Campanha “Setembro Amarelo” e convida as(os) psicólogas(os) do Estado de Sergipe a se somarem a esta causa. A iniciativa tem o objetivo de incentivar profissionais de Psicologia a planejar e desenvolver ações de conscientização em prol da “Valorização da Vida” e “Prevenção ao Suicídio”.
A participação na Campanha é voluntária e as(os) profissionais e equipes de trabalho que se engajarem nesta Causa serão certificadas(os) pelo CRP 19 de acordo com as atividades promovidas. As(os) interessadas(os) precisam planejar as ações e enviá-las, antes da realização do evento, ao e-mail setembroamarelo@crp19.org.br com os seguintes dados:
- EVENTO: Título e Caráter da Atividade (Roda de Conversa, Palestra, Oficina, Vivência, Panfletagem, Caminhada, etc);
- FACILITADORES: Nome completo da(o) Psicóloga(o) com CRP e, se houver, nome completo e função das(os) demais Facilitadoras(es);
- DATA:
- LOCAL: Nome do Local onde ocorrerá a Ação com Endereço Completo;
- HORÁRIO:
- REALIZAÇÃO: Se houver, Instituição que está promovendo o Evento;
- APOIO: Se houver, Instituições que apoiam a realização do Evento;
- PÚBLICO ALVO: Pessoas a quem se destina a Atividade;
- CONTATO: Fone de Contato da(o) Psicóloga(o) responsável pelo Evento.
Após a realização do trabalho, para fins de certificação e publicização, a(o) profissional de Psicologia deverá enviar uma breve descrição do evento com os registros fotográficos do trabalho desenvolvido.
O suicídio é um assunto ainda considerado tabu e pouco discutido na sociedade afetando pessoas de todas as idades, culturas e perfis socioeconômicos. A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil.
Abraçar a Campanha é uma forma de reforçar o compromisso social da Psicologia com a sociedade e colaborar com a sensibilização e a difusão de informações que auxiliem as pessoas na identificação de sinais de alerta, meios de buscar ajuda e redes de apoio.
Temas transversais que possuam relação com o desencadeamento de suicídios podem ser associados ao tema principal da campanha como forma de chamar atenção da sociedade no tocante aos fatores de risco e prevenção, tais como, Bullying, Cyberbullying, LGBTfobia, Uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas, Contextos biopsicossociais, Automutilação, Suicídio e ciclos de vida, Transtornos mentais, dentre outros.
O CRP 19 irá disponibilizar material gráfico (panfletos e cartilhas educativas) às(aos) profissionais que desejarem. Para isto, é necessário que a(o) psicóloga(o) faça uma estimativa do público que estará presente no evento e compareça à sede do Conselho Regional de Psicologia para buscar o material durante o mês de setembro. É imprescindível que cada colaboradora(or) estime a quantidade necessária de materiais para a realização dos trabalhos a fim de que os panfletos disponibilizados pelo Conselho de Psicologia sejam suficientes para contemplar as diversas equipes que estarão distribuídas em todo o Estado de Sergipe.
Participe!
Todas(os) juntas(os) pela Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio!