23 de março de 2025
5º COREPSI | Delegadas(os) CRP19 deliberam propostas para o futuro da Psicologia nacional e regional
noticia

Na última etapa do Congresso Regional de Psicologia (COREPSI),  para a construção das diretrizes da Psicologia no estado e no Brasil, delegadas (os) eleitas(os) nos Pré-COREPSI discutem e apreciam propostas que abrangem tanto questões regionais quanto nacionais, que integrarão o Caderno de Deliberações. O processo de deliberação inclui a possibilidade de aprovação integral, aprovação com alterações ou reprovação das propostas. Cada decisão tomada reflete a vontade coletiva das delegadas, que representam a diversidade e os desafios da profissão.

 

“Nós  debatemos bastante nos subgrupos, os três eixos com propostas nacionais e regionais,  geramos algumas, suprimimos outras, e neste terceiro dia vamos fazer o processo de aprovação com grande plenário  reunido novamente. Será um momento de discussão, construção e novas propostas  sobre o que queremos para os próximos três anos. Então, estou muito entusiasmada, como sempre, feliz, e desejando que a gente consiga fazer um bom trabalho”, Lidiane Drapala, trabalhadora do CREPOP e delegada CRP19 no COREPSI.

 

“Para além de um momento de discussão e construção coletiva, o COREPSI representa mobilização e fortalecimento da Psicologia como ciência e profissão, das práticas profissionais, da defesa dos direitos de psicólogas e psicólogos e, também, da sociedade. É um momento grandioso”, pontuou o Conselheiro Tesoureiro, Alberto Orge, delegado no COREPSI/CRP19.

 

“A importância desse momento é lembrar que a Psicologia se faz de pluriversalidades, de construção, se faz de momento a de troca, no qual cada  profissional, cada estudante  pode trazer essas ideias, novos olhares, para que a possamos ampliar cada vez mais a nossa atuação enquanto psicólogos. Participar desse evento é poder contribuir para a construção, avanço e desenvolvimento da psicologia brasileira”, completou Ana Carolina Santos Bezerra, delegada CRP19 no COREPSI.

 

De acordo com o Adriano Ferreira Barros,  30 propostas nacionais – 190 de cada eixo, e cerca de 50 propostas regionais foram aprovadas.

“Cumprimos toda a trajetória dentro do Congresso Regional de Psicologia, considero como muito positiva essa construção democrática e, mais uma vez, Sergipe coloca delegadas e delegados à disposição do Congresso Nacional Psicologia”, ressaltou.

Ao final do evento, além de encaminhar as propostas para o Conselho Nacional de Psicologia (CNP), o COREPSI elegeu a delegação que representará o estado de Sergipe no 12º CNP, que ocorrerá em Brasília. A delegação será composta por Jameson Pereira Silva, Suzanne Nascimento Santos, Wilson Bispo da Fonseca, Jéssica Souza Borges, Aderjan Albert da Silva, Kíria Emily Pereira de Deus, Crislaine Andrade Silva, Rogério da Silva Abília, Sara Santos Silva, Ísis Roberta de Oliveira Dantas, Hênio dos Santos Rodrigues, Iza Luanne Santos Moura, Ana Carolina Santos Bezerra, Alberto de Jesus Orge Rocha. Como suplentes, Carla Taíse Crespo, Gleiciany Maiara dos Santos Dias, Eline Prado Santos Feitosa,  Lidiane de Melo Drapala, Marcela Flores Cardoso Sobral.  Entre os estudantes, foram eleitas Maria Aparecida de Jesus Santos e Maria da Conceição Santos Cruz, como titulares; e Abner Adler Passos Silva e Laci Santana Santos, na condição de suplentes.

 

Leia também:

Abertura do 5º COREPSI: um marco para a Psicologia da 19ª Região

5º COREPSI | Psicologia e Democracia: em busca de uma pluriversalidade inclusiva

 

Compartilhe esse Post