O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), por meio das Comissões de Direitos Humanos (CDH), de Relações Étnico-Raciais, do Grupo de Trabalho de Direitos da Mulheres, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Sindicato dos Psicólogos de Sergipe (Sinpsi), realiza no dia 28 de agosto a “Jornada Psicologia, Violências contra as Mulheres e a Atuação Profissional”. O evento, que acontece das 14h30 às 19h30, no Auditório da Didática VI da UFS, faz alusão ao Dia da Psicóloga, 27 de agosto, e à Campanha do Agosto Lilás, de Combate e Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
“Esse evento tem o objetivo de chamar atenção das pautas em defesa dos direitos humanos, fomentar a discussão sobre a Psicologia no combate às violências contra as mulheres e salientar a importância da atuação profissional de psicólogas nessa temática”, explica a presidente da CDH, Conselheira Karla Melo.
Programação
“Jornada Psicologia, Violências contra as Mulheres e a Atuação Profissional”
14h30:
Acolhimento
15h-16h:
Tema: “Acolher mulheres, escutar a misoginia: e agora psicologia?”
Palestrante: Sandra Raquel Santos de Oliveira (UFS) | Docente do Departamento de Psicologia da UFS, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC).
16h-17h:
Tema: Mulheres em movimentos: violência e modos de subjetivação
Palestrante: Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto (UFS) | Psicóloga e Pós-Doutoranda em Psicologia na UFS.
17h-17h30: Intervalo
17h30- 18h30:
Tema: Violência contra Mulheres Pretas
Palestrante: Jouse Mara Ferreira Santos | Psicóloga e Mestranda em Culturas Populares pela Universidade Federal de Sergipe – CRP 19/850.
18h30-19h30:
Tema: Psicologia e Violência Política contra a Mulher
Palestrante: Daiana Santos Vieira Alves | Psicóloga e Presidenta do Sindicato das/dos Psicólogas/Psicólogos de Sergipe – CRP 19/2050.