Com o tema “Psicologia e Educação Antirracista: formação e atuação crítica e comprometida”, o Conselho Regional de Psicologia, por meio do Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Interétnicas, realiza mais uma edição do Seminário de Psicologia e Relações Interétnicas – SEMPRI. O evento, que acontecerá de 25 a 27 de novembro no formato virtual, será alusivo à Semana da Consciência Negra.
O seminário se constitui como um importante espaço de encontro, discussões e construção dos diversos campos da sociedade – instituições, movimentos sociais, comunidade, visando o fortalecimento das lutas antirracistas e por igualdade social.
“A realização do seminário vem da vontade de dar continuidade a esse espaço tão potente, que foi organizado pela primeira vez em 2015, e vem rendendo ótimas discussões nos últimos anos”, comenta a psicóloga Barbara Ribeiro (CRP19/3983), membro da coordenação do GT.
“O Grupo de trabalho está mobilizado para que seja um evento tão bom quanto foi anteriormente. Por isso, nos comprometemos com a sua construção, considerando as limitações e possibilidades de realizar um evento online no nosso atual contexto”, acrescenta.
Na programação, mesas-redondas e rodas de conversa debaterão assuntos como “Interseções entre Psicologia e Educação: pensando políticas públicas antirracistas”, “O impacto do Racismo na Construção da Matriz Curricular dos Cursos de Psicologia”, “Universidade e Estudos Étnico-raciais: construção de conhecimento como estratégia na luta antirracista”, “Escrita e Gesto Literário Antirracista” e “Psicologia e Branquitude”.
“Trazer como pauta a educação é uma maneira de pensarmos o nosso fazer de maneira crítica desde as suas bases, que são construídas na nossa formação. Esse ano, contaremos com três mesas e duas rodas de conversa, com participação de pessoas de diferentes localidades e que trazem contribuições a partir de diversas abordagens”, destaca a psicóloga Paloma Souza (CRP19/3709), também coordenadora do GT.
“Temos a expectativa de que sejam momentos de aprendizado e participação ativa. Que possamos sair mobilizados (as) para a construção de uma psicologia antirracista desde suas bases e que nossa atuação seja cada vez mais comprometida com as questões étnico-raciais”, finaliza.
As inscrições estão disponíveis até hoje, 24 de novembro pelo link: https://www.sympla.com.br/v-