O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – CRP19 encerrou o ano de 2021 com mais uma cerimônia de entrega de Carteira de Identidade Profissional-CIP para os recém-inscritos no CRP19. Por conta dos cuidados relacionados à pandemia do coronavírus, a 19a solenidade foi realizada de forma remota, por meio do Google Meet.
A iniciativa tem como principal objetivo difundir informações referentes à categoria profissional e prestar orientações voltadas ao exercício da profissão. Atualmente, o CRP19 possui, aproximadamente, 3.300 profissionais inscritos e ativos no conselho.
“É importante destacar a dimensão da nossa categoria e o quanto isso representa para a nossa atuação profissional. Nacionalmente, são mais de 415 mil psicólogas e psicólogos exercendo a profissão. Com isso, trabalhamos no reconhecimento social da nossa atuação”, comenta a psicóloga orientadora fiscal, Marcela Flores Cardoso Sobral (CRP19/1096).
“Se, enquanto profissional, adotarmos uma postura ética pautada na ciência psicológica, trazendo para a sociedade a importância do trabalho do psicólogo, estaremos contribuindo para o reconhecimento da nossa profissão”, acrescenta.
Além de orientar, disciplinar e fiscalizar, o Conselho também atua para enfatizar a importância do exercício profissional. “O Conselho vai fornecer uma retaguarda formal na qual os profissionais possam se amparar legalmente diante de algo que não faça parte da ciência e da profissão psicológica. É muito importante que as psicólogas e os psicólogos possam conhecer os regimentos da profissão para procurar e estarem respaldado da sua atribuição profissional”, enfatiza a psicóloga social, Lidiane de Melo Drapala (CRP19/1664), pesquisadora técnica do CREPOP/CRP19.
Durante o encontro foram destacadas temáticas referentes as atribuições do Conselho, as principais resoluções, artigos do Código de ética, além das normas técnicas para atuação profissional.
“Esse é o primeiro contato entre a equipe e profissionais recém-formados. É um espaço onde são passadas orientações técnicas e éticas da profissão, além de ser um momento para que possam tirar as dúvidas. Neste encontro, selecionamos temas com as perguntas mais recorrentes que a nossa comissão recebe e das principais causas dos processos éticos”, salienta a analista técnica, Talita Oliveira da Costa Silva (CRP19/3684).
Com o recesso do final do ano, o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe retomará as suas atividades no dia 3 de janeiro de 2022 com atendimento remoto para serviços como inscrição e transferência de carteira, renegociação e certidão de regularidade, além da orientação profissional e ética e fiscalização.