A convite da TV Alese, o CRP19 participou de duas edições do programa Congresso em Pauta. Apresentado pela jornalista Aline Braga, as três edições semanais têm a proposta de ser uma ponte entre os sergipanos e o Congresso Nacional, aproximando as principais temáticas em discussão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
A primeira, no dia 09 de outubro, abordou os desafios da comunicação segura envolvendo o suicídio. A conversa com a psicóloga Petruska Menezes Passos (CRP19/636), coordenadora da Comissão de Integração da autarquia, e a Clara Becker, uma das fundadoras do Redes Cordiais, organização que adota como missão a tarefa de construir redes mais saudáveis e confiáveis, abordou pontos a partir do que foi discutido na Câmara dos Deputados em um ciclo de palestras, promovido pela Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental, sobre os desafios de se falar sobre suicídio, não somente em casa, mas pelos veículos de comunicação e, nos dias de hoje, principalmente nas redes sociais.
Assista: www.youtube.com/watch?v=gbrviHUPFWs&list=PLlT7qduaPuuSlAbdjANNAPg-ixPso077b&index=3
A segunda pauta, no dia 10, teve como o tema o Projeto de Lei nº 3.086 de 2024. O projeto altera a Lei 4.119 de 1962, que regulamenta a profissão de psicólogas(os). A proposta prevê uma jornada de trabalho de 30 horas semanais para a categoria e um piso salarial mensal de R$ 4.750, e foi analisada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, recebendo parecer favorável da relatora Mara Gabrilli. O PL atualmente está na Comissão de Assuntos Econômicos da casa. Durante a edição, a jornalista Aline Braga conversou com o vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, Jameson Pereira Filho (CRP19/714) e a presidenta do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Sergipe e diretora da Federação Nacional dos Psicólogos, Daiana Alves.
Assista: www.youtube.com/watch?v=DVJyRz9iB_s&list=PLlT7qduaPuuSlAbdjANNAPg-ixPso077b&index=2