O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), participou da primeira reunião ordinária de 2023 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA/SE, quando foram apresentados os novos representantes governamentais. O CRP19 está representado na comissão pela psicóloga Daiana Santos Vieira Alves (CRP19/2050).
Os novos membros fizeram análise e aprovação do relatório anual de atividades do conselho, com destaque para a participação, organização e contribuição do CEDCA nas Conferências Municipais da Criança e do Adolescente, cujo tema foi "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".
Na CEDCA, o CRP19 atua na coordenação da comissão organizadora da Conferência Estadual que está prevista para acontecer até setembro/2023.
“Na comissão organizamos e articulamos a participação do CEDCA nas Conferências Municipais buscando fortalecer e garantir a participação dos adolescentes e sociedade civil na construção das propostas para fortalecimento das políticas públicas em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, explica Daiana.
CEDCA
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tem o papel fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, seja no âmbito da prevenção, promoção e proteção. A participação do CRP no CEDCA, se dá com objetivo de consolidar e reafirmar a importância da atuação de psicólogas(os) na oferta de atendimentos nas Políticas Públicas da Assistência Social, Educação e Saúde, com o propósito de garantir atendimento especializado de qualidade e responsável às crianças e adolescentes e na defesa intransigente dos Direitos Humanos conforme prevê o Código de Ética do profissional de Psicologia e, também, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
“O CEDCA, com sua composição paritária entre membros do Governo e de organizações não-governamentais, tem um papel fundamental na articulação de políticas públicas para infância e adolescência. O Conselho de Psicologia atua no sentido de contribuir nessa construção democrática no sentido da garantia de direitos”, ressalta o Conselheiro Presidente do CRP19, Adriano Barros.