30 de setembro de 2025
CRP19 empossa VI Gestão para o triênio 2025-2028 em cerimônia no Real Praia Hotel
noticia

No dia 26 de setembro de 2025, o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – CRP19 realizou, no auditório do Real Praia Hotel, a cerimônia de posse da VI Gestão, que atuará no triênio 2025-2028. O plenário é composto por 18 conselheiras(os), sendo 9 efetivas(os) e 9 suplentes, que assumem o compromisso de conduzir as ações da autarquia com responsabilidade ética, compromisso social e fortalecimento da Psicologia no estado.

 

O momento marcou oficialmente o início de uma nova etapa na história do Conselho, reunindo profissionais, autoridades, representantes de instituições e familiares, que prestigiaram a solenidade e celebraram a continuidade do trabalho em defesa da profissão e da sociedade sergipana.

 

Representatividade, compromisso ético e construção coletiva marcam nova gestão

Para a psicóloga Iza Moura (CRP 19/4166), agora conselheira do 6º plenário, a posse teve um significado especial que ultrapassa o campo institucional. “Participar da posse foi um ato simbólico, não só como psicóloga, mas também como mulher preta e candomblecista. É uma representação não só para mim, mas para as minhas, para a ancestralidade, para saber que as pessoas pretas podem chegar aonde a gente imaginar. Também é saber que podemos ajudar, de forma efetiva e afetiva, a Psicologia, e dar espaço para que as pessoas se sintam acolhidas. Saber que a gente não anda só é essencial para essa Psicologia antirracista.”

A conselheira Carolina Rodrigues (CRP19/1719) também destacou a emoção e o significado do momento. “É interessante porque eu acho que só comemorei a vitória no dia da posse. Foi um momento especial, importante para entender que a nossa eleição é um reconhecimento desse coletivo pela Psicologia aracajuana. E acredito que, do mesmo jeito que as pessoas confiaram seus votos na gente, a nossa expectativa é poder corresponder minimamente a essa confiança, fazendo um bom trabalho — um trabalho ético, que contemple os anseios da Psicologia.”

De acordo com a conselheira e vice-presidenta Jouse Ferreira (CRP 19/0850), a nova gestão reforça compromissos essenciais do CRP19 e amplia o alcance das discussões que atravessam a prática profissional. “O nosso principal foco é a transparência, a perspectiva da reparação e a centralidade das discussões de raça e de gênero dentro do CRP19. Queremos avançar também no âmbito das políticas públicas e trazer esse debate para o ambiente universitário, para que nossas(os) pesquisadoras(es), psicólogas(os) e especialistas possam multiplicar informações que são tão caras para a sociedade brasileira.”

Compromisso com a categoria e com a sociedade

Com a posse da VI Gestão, o CRP19 reafirma seu compromisso com o exercício ético da Psicologia, a defesa dos direitos humanos e a construção de práticas profissionais responsáveis, críticas e alinhadas à diversidade da sociedade sergipana.

As novas conselheiras e conselheiros iniciam o triênio com o desafio de fortalecer políticas internas, ampliar o diálogo com a categoria e contribuir para uma Psicologia cada vez mais plural, acessível e comprometida com a transformação social.

 

Fonte: Ascom/CRP19

Compartilhe esse Post