Em atendimento ao convite do Senac/SE, o Conselho Regional de Psicologia – CR19 participou nesta segunda-feira,7, de reunião que teve como objetivo dialogar sobre a possibilidade de implantação de serviço de acolhimento na instituição de ensino.
“Tratamos sobre a possibilidade de termos no Senac, principalmente no ambiente pedagógico, um local apropriado de escuta para os nossos alunos e empregados. Para fazer tudo de forma correta, marcamos essa reunião com o presidente do Conselho para finalizar o projeto e apresentá-lo para aprovação da diretoria”, informou Maria Barros, gerente do Núcleo de Gestão de Pessoas.
O Conselheiro Presidente Adriano Barros enalteceu a iniciativa da instituição em investir no cuidado integral de saúde mental para alunos e funcionários e sugeriu alguns encaminhamentos.
“A minha sugestão é que um psicólogo organizacional trabalhe com planejamento sobre a implantação da sala e o acolhimento psicológico dentro da instituição. Esse profissional dará suporte ao pedagógico. E nesse processo é muito importante ouvir os instrutores, para que identifiquem em seus alunos, aqueles que precisam de ajuda”, enfatizou.
Para o gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional – NDIE, Rafael Ramos, esse acolhimento será um acréscimo bastante significativo para escola, tanto para alunos quanto para instrutores.
“Quando se é acolhido, a escuta acontece. A relação vai se estreitando e depois de um tempo, a pessoa se sente valorizada naquilo em que está trabalhando, naquilo que está fazendo”, disse.
“Mais do que nunca é preciso falar sobre a importância do acolhimento psicológico dentro das empresas. Cabe ao líder direto tentar identificar como estão as pessoas que trabalham com ele. Cuidar do bem-estar emocional é responsabilidade de todos”, ressaltou o Diretor Regional Adjunto, Manuel Leal.
De acordo com o Diretor Administrativo e Financeiro do Senac/SE, André Gusmão, a iniciativa comunga com um novo olhar sobre a promoção de uma cultura de desenvolvimento pessoal e busca de resultados mensuráveis.
“Essa reunião com o Conselho de Psicologia foi de fundamental importância pois nos traz um norte para nossas ações que propomos para o Senac. Falar de saúde ocupacional é cuidar das pessoas. E essa é uma das missões dessa nova gestão do Sistema. Queremos transformar o Senac Sergipe no melhor lugar de se trabalhar, no Brasil inteiro”, concluiu.