O Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região (CRP 19) realiza, no dia 05 de fevereiro, o evento “Visibilidades Trans”, um espaço de diálogo, reflexão e escuta sobre as vivências, trajetórias e desafios enfrentados por pessoas trans, reafirmando o compromisso da Psicologia com os direitos humanos, a diversidade e o enfrentamento às desigualdades sociais.
A atividade acontecerá na Universidade Pio Décimo, das 19h às 22h, e é aberta ao público interessado na temática. A programação tem início às 18h30, com o credenciamento e recepção do público. Às 19h, ocorre a abertura oficial do evento, com a composição da mesa, as boas-vindas da Presidenta do CRP 19, Sara Santos, e uma breve fala de apresentação da proposta do encontro.
Na sequência, o público poderá acompanhar uma apresentação artística de Pérola Negra, que iniciou sua trajetória artística nas periferias de Sergipe, com performances atravessadas por vivências pretas e LGBTQIAPN+ e forte influência do hip-hop.
O ponto central da programação será a Mesa de Diálogo: Visibilidades Trans, reunindo convidadas e convidado com trajetórias acadêmicas, profissionais e militantes que contribuem para o debate sobre gênero, identidade e direitos. A roda contará com a palestra de Emebê Kayuá Lima, Astrid, e Zaila e Maria, da pesquisa censitária LGBT de Sergipe.
Após as exposições, será aberto um momento de perguntas e respostas, promovendo a interação com o público. Com esta iniciativa, o CRP 19 busca fortalecer a construção de uma Psicologia comprometida com a promoção da dignidade, da equidade e da visibilidade das pessoas trans, especialmente nos espaços acadêmicos e institucionais.
Conheça as palestrantes e o palestrante
Astrid
Graduanda em Psicologia pela Faculdade Amadeus. Fundadora e ex-Diretora de Ensino e Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia Jurídica; Vice-Diretora da Liga Acadêmica Tiradentes de Fenomenologia-Existencial; cofundadora e Coordenadora de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Psicologia Crítica; e Diretora da Liga Acadêmica de Psicologia Crítica da Faculdade Amadeus.
Emebê

Advogado, professor e mestre em Direitos Humanos. Pesquisador com atuação voltada às transmasculinidades e ao acesso à justiça, educador popular, integrante do Projeto Remonta (coordenador do setor de educação) e membro da UNIDAS — Associação de Travestis Unidas na Luta pela Cidadania.
Maria Luz
Maria Luz Miranda é uma mulher trans travesti, graduada em Pedagogia e militante pelos direitos da população trans e travesti. Nascida em São Paulo, com raízes nordestinas, atua na defesa do direito à educação, da retificação de nome e gênero e da equidade social.
Zaila Luz

Zaila Luz é pedagoga e pesquisadora da área da educação, com atuação voltada para a reflexão crítica sobre práticas pedagógicas e justiça social. Desenvolve trabalhos acadêmicos em parceria com educadoras comprometidas com a equidade, a inclusão e a transformação da educação como ferramenta de mudança social.