O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19) divulgará, em breve, orientações aos interessados em emitir a nova Carteira de Identidade Profissional – CIP para em que em seguida a(o) psicóloga(o) possa acessar o documento digital.
Apesar da novidade já estar disponível para download gratuito, o aplicativo desenvolvido pelo Sistema Conselhos de Psicologia possui várias camadas de segurança, como a liberação somente para profissionais que tenham realizado cadastramento biométrico prévio, o reconhecimento facial para liberação do e-CIP e um QR Code criptografado.
“Todo o processo de habilitação para ter acesso à versão digital será feito pelo Conselho Regional que está se equipando para atender as/os profissionais de Sergipe”, explica Adriano Barros, Conselheiro Presidente do CRP19.
A e-CIP é um aplicativo moderno e que segue a tendência mundial de concentração de serviços em smartphones, proporcionando ganho de tempo e de recursos para as(os) profissionais da Psicologia. A versão digital da Carteira de Identidade Profissional da(o) psicóloga(o) utiliza tecnologia similar à presente na Carteira Digital de Trânsito, entre outros. Desse modo, conta com a mesma legalidade jurídica da carteira em versão impressa e sua emissão requer pouco tempo.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia- CFP, a(o) profissional deve requerer o documento diretamente ao Conselho Regional de Psicologia da inscrição profissional.
“No Conselho Regional de Psicologia de Sergipe vamos realizar, em breve, a coleta de dados biométricos e a confirmação dos dados biográficos. Importante lembrar que será necessária a apresentação de um documento oficial de identidade, com foto atualizada, comprovante de residência atualizado e o número de inscrição no CPF”, pontuou Lúcia Albuquerque, gerente Administrativa do CRP19.
O e-CIP está disponível para download de forma gratuita nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Até o momento, segundo CFP, mais de 17,5 mil novas CIPs já foram emitidas em todo o país.
Com informações CFP