O Conselho Regional de Psicologia realizou nesta quarta-feira, 8, a primeira sessão de julgamento de um Processo Disciplinar Ético.
“É importante ressaltar que o processo seguiu todo o rito, culminando neste momento da sessão de julgamento. Assim como esse, outros processos instaurados em gestões anteriores estão próximos de serem julgados. É preciso reconhecer o esforço e o trabalho da gestão anterior”, disse o Conselheiro Presidente, Adriano Barros.
A psicóloga Lorene Luize Lisboa Amaral (CRP19/4608), analista técnica da Comissão de Orientação e Ética, explica que o Art. 9º da Lei 5.766 de 1971, prevê que os Conselhos Regionais de Psicologia têm como atribuições "c) zelar pela observância do código de ética profissional, impondo sanções pela sua violação;" e "d) funcionar como tribunal regional de ética profissional;".
“Esse trabalho é fundamental para salvaguardar o reconhecimento social da profissão, zelando para que ao recorrer a profissionais de psicologia as pessoas tenham acesso a um serviço de qualidade, guiado por normativas e princípios éticos”, pontua.
“É de suma importância para o V Plenário a realização da primeira sessão de julgamento. Cumprimos todos os ritos necessários para os trâmites processuais éticos. Estamos empenhados no âmbito ético profissional para que a sociedade esteja segura do nosso fazer”, finaliza Adriana Gomes, presidente da Comissão de Orientação e Ética – COE/CRP19.