16 de novembro de 2021
Em reunião, CRP19 e IFS discutem saúde mental de estudantes e atuação profissional de psicóloga/o
noticia

Um estudo divulgado em 2019 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil – Andifes – revela uma grande preocupação. Pelo menos 83% dos estudantes de universidades federais brasileiras já enfrentaram alguma questão de ordem emocional – aumento de 3% em relação ao mesmo estudo realizado em 2016. Estresse, ansiedade, depressão e a sensação de desamparo estavam entre as principais causas. 

Atentos a essa realidade e com o intuito de orientar e fiscalizar o exercício da profissão, integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), do Conselho Regional de Psicologia (CRP19), estiveram reunidos no último dia 21 de outubro com representantes do Instituto Federal de Sergipe – IFS. A instituição de ensino possui uma equipe multidisciplinar que atua de acordo com a necessidade dos alunos.  

Na ocasião, a saúde mental dos estudantes e o exercício profissional foram assuntos debatidos no encontro. "Nós temos um papel muito importante no COF que é de orientar e trazer demandas que são pertinentes à nossa profissão como, por exemplo, em relação à prática profissional dos psicólogos e a elaboração de documentos, assim como as questões éticas atreladas a ele”, destaca a psicóloga orientadora fiscal da COF, Marcela Flores Cardoso Sobral (CRP19/1096).    

“A nossa preocupação enquanto Conselho, além dos cuidados com a saúde mental dos cidadãos, aqui especificamente, dos estudantes, é também de resguardar a nossa profissão como um todo, assim como do respeito pela nossa atuação profissional”, acrescenta. 

Jameson Pereira Silva (CRP 19/0714), Conselheiro Vice-presidente do CRP19 e Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) também ratifica o compromisso do Conselho diante da sua principal função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogas (os).

“A partir dessa reunião, abrimos portas para outros momentos e, particularmente, acredito que é para isso que existe o Conselho Regional de Psicologia e o COF. Estamos inteiramente à disposição para encaminhamentos porque caminhamos juntos com respeito ao cidadão como um todo. Nada é mais importante para o ser humano do que a saúde física e mental”, garante

Helber Gama, diretor geral do IFS campus Aracaju, enalteceu o trabalho dos profissionais e destacou o respeito diante dos colaboradores do instituto. “Quero resguardar e reiterar o respeito ao trabalho de todo e qualquer profissional da instituição. Acho que posso falar com muita tranquilidade, estou há sete anos à frente da direção geral aqui do campus, que trabalho na perspectiva de respeito a cada um dos profissionais de todas as áreas, além de suas atribuições do trabalho. Certamente, essa também é a filosofia institucional de respeito a todos”, assegura. 

Também participaram da reunião, a analista técnica, Talita Oliveira da Costa Silva (CRP19/3684), o Conselheiro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos – CDH, Fernando Antônio Nascimento da Silva (CRP 19/0600), Rafael Carvalho, Assessor Jurídico do Conselho Regional de Psicologia; Francisco Gumes, professor do IFS e gerente dos cursos de graduação e pós-graduação e Karen Gomes, psicóloga do IFS. 

Compartilhe esse Post