
Na tarde desta terça-feira, 8 de abril, o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), Adriano Ferreira Barros (CRP 19/0631), recebeu oficialmente uma proposta institucional intitulada ‘Defesa das Prerrogativas dos Psicólogos na Avaliação de Riscos Psicossociais no Trabalho’. A apresentação foi feita pela Auditora-Fiscal do Trabalho, Roseniura Santos, e pela Psicóloga Organizacional e Conselheira do CRP19, Daniela Santos (CRP 19/3578), ambas especialistas em saúde mental no ambiente laboral.
O documento visa consolidar, tanto em âmbito regional quanto federal, ações estratégicas que garantam a atuação exclusiva de psicólogas(os) na avaliação técnica de riscos psicossociais, conforme estabelecido na Resolução CFP n° 14/2023. Essa iniciativa é um passo significativo para promover o reconhecimento técnico e legal do papel da(o) psicóloga(o) na proteção da saúde mental no ambiente de trabalho, assegurando a ética, a qualidade das intervenções e o respeito às atribuições profissionais da Psicologia.
O Conselho Presidente destaca a importância de unir esforços em defesa da Psicologia no mundo do trabalho, reconhecendo o papel essencial que as(os) psicólogos desempenham na construção de ambientes laborais mais saudáveis e justos.
“O CRP de Sergipe recebeu a proposta com entusiasmo e reafirma seu compromisso com a valorização da Psicologia e a defesa das prerrogativas da categoria. Além disso, a proposta representa um avanço na promoção da saúde mental, considerando-a um direito fundamental de todos os trabalhadores”, disse Adriano Barros.