
Nesta sexta-feira, 21 de março, foi aberto o 5º Congresso Regional da Psicologia da 19ª Região (COREPSI), reunindo profissionais e estudantes eleitos delegados nas etapas prévias conhecidas como PRÉ-COREPSI. Este congresso representa a última etapa regional antes do Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos. Durante o CNP, serão definidas as prioridades a serem implementadas pelas próximas gestões dos Conselhos Regionais (CRPs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
No primeiro dia do 5º COREPSI do CRP 19, a plenária se reuniu para discutir e votar o regimento interno do evento. Essa etapa foi fundamental para estabelecer as diretrizes que nortearão as atividades do congresso, assegurando que todos os participantes compreendam as normas e procedimentos a serem seguidos. A aprovação do regimento marca um passo importante para o bom andamento do congresso, permitindo que os debates e deliberações ocorram de maneira democrática e transparente.
Conselheiro Mário Silvio de Souza Fraga, presidente da Comissão Organizadora, enfatizou a construção coletiva da Psicologia em Sergipe e destacou a trajetória de mais de um ano na construção das diretrizes que irão guiar a psicologia sergipana. “O que estamos vivenciando é o resultado de um trabalho coletivo de mais de um ano que reflete a imensa importância deste congresso para a psicologia. Estamos aqui para construir pluralidade, pluriversalidade e democracia na Psicologia brasileira. É fundamental que as vozes de todos os profissionais e estudantes representados sejam ouvidas, e esse congresso é um espaço vital para isso”, declarou.
Mário Fraga também mencionou os diversos eventos realizados em todo o estado, que garantiram a participação ativa de estudantes e profissionais nas discussões. “Realizamos congressos virtuais e presenciais em diversas cidades, promovendo a interiorização. Isso é fundamental para fortalecer a democracia do nosso Sistema e garantir que a categoria se posicione sobre o futuro da psicologia nos próximos anos”, concluiu.
Para a Conselheira Secretária, Adriana Gomes Nascimento, o COREPSI é um espaço importante para o futuro da Psicologia. “A relevância do COREPSI reside também no fato de que ele é um espaço onde os próprios psicólogos decidem sobre sua atuação. O engajamento ativo da categoria nas discussões e nas votações é fundamental para moldar o futuro da psicologia, refletindo a vontade coletiva dos profissionais que atuam em diversas áreas”, pontuou.
O Conselheiro Presidente, Adriano Ferreira Barros, ressaltou que o COREPSI é um espaço de participação ativa, onde os delegados têm a chance de contribuir diretamente para o Congresso Nacional de Psicologia (CNP).
“Este congresso é uma oportunidade ímpar para psicólogas e psicólogos do nosso estado, pois aqui discutimos temas fundamentais que vão direcionar as novas gestões dos Conselhos, de 2025 a 2028”, afirmou.
Congressos Unificados
Uma novidade deste ano é que COREPSI foi realizado de forma unificada com todos os Conselhos Regionais do país, com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho Federal de Psicologia no YouTube.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, mais de 1600 delegadas e delegados estiveram presentes nos mais diversos congressos regionais da Psicologia, em 24 assembleias.
“São 24 coletivos de psicólogas, psicólogos e estudantes de Psicologia dispostos a debater, a construir e a promover a nossa Psicologia brasileira. Nós estamos aqui hoje porque temos como tarefa a construção de uma agenda política da Psicologia, mas a nossa agenda política não é uma agenda qualquer. É uma agenda construída com coletivos e por coletivos, porque poderíamos ser um grupamento de indivíduos construindo um projeto individual para profissão, ou poderíamos ser um grupamento de indivíduos produzindo, ou tentando produzir, um projeto coletivo, ou até mesmo poderíamos ser um coletivo de psicólogos e psicólogas construído o projeto individual para a profissão. Mas não somos nada disso, somos coletivos produzindo coletivos”, disse Pedro Paulo Bicalho, presidente do Conselho Federal de Psicologia, na abertura do encontro.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=vMWnfaXALSg
Saiba mais sobre o 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) cnp.cfp.org.br/12