O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe-CRP19 inicia nesta quinta-feira, 9, o Pré-COREPSI, etapa que antecede o 5º 5 COREPSI- Congresso Regional da Psicologia, e o 12º CNP- Congresso Nacional da Psicologia.
Em Sergipe, o PRÉ-COREPSI, na modalidade virtual, será realizado de 9 a 31 de janeiro, em diferentes horários para garantir maior participação de psicólogas e psicólogos.
As inscrições são gratuitas. CLIQUE AQUI
Tema
‘Psicologia e Democracia: A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma psicologia pluriversa e inclusiva!’, esse será o tema central que vai permear os três eixos:
Eixo 01
‘Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e participação da categoria na consolidação de um sistema pluriverso e representativo’. Nesse eixo inserem-se as propostas relacionadas ao funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia.
Eixo 02
‘Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência’. Nesse eixo inserem-se as propostas com o objetivo de dialogar com a sociedade na proposição de contribuições éticas, políticas e técnicas da psicologia.
Eixo 03
‘Exercício Profissional: O trabalho das psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa’. Nesse eixo inserem-se as propostas relacionadas ao exercício profissional.
O CNP
Realizado a cada três anos, desde 1994, o Congresso Nacional da Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. O CNP tem por objetivo a construção da agenda política da Psicologia Brasileira. Não se trata de um congresso científico-acadêmico.
O CNP é um amplo processo de participação democrática em que todas as psicólogas são convidadas a sugerir as diretrizes para a profissão, as quais serão referências das gestões que serão eleitas para a direção dos Conselhos Federal (CFP) e Regionais de Psicologia (CRPs) nas próximas eleições dos conselhos, em agosto de 2025.
Na prática, as psicólogas podem participar de eventos organizados pelos CRPs para sugerir ações para os CRPs e o CFP realizarem no próximo triênio. Os eventos acontecem primeiro nas etapas regionais e depois em uma etapa nacional. Assim, as propostas aprovadas pelas participantes são levadas à etapa seguinte, até culminarem nos Cadernos de Deliberações dos COREPSIs e do CNP.
Da mesma forma, as psicólogas que participam dos eventos regionais, podem ser eleitas delegadas para representarem o seu regional na etapa seguinte, defendendo as propostas aprovadas no evento de sua região.
O processo do CNP tem início em abril de 2024 a partir das Ações de Mobilização e será concluído em julho de 2025, com a etapa Nacional do CNP. Ao longo desse processo acontecerão também os Pré-Congressos Regionais (Pré-Corepsi) e os Congressos Regionais (Corepsi).