11 de março de 2024
Estudantes de Psicologia, em estágio básico, são orientados pelo CRP19
noticia

No dia 20 de fevereiro de 2024, as psicólogas técnicas do Conselho Regional de Psicologia, Lorene Luize Lisboa Amaral, que assessora a Comissão de Orientação e Ética (COE) e Lidiane de Melo Drapala, pesquisadora do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), estiveram na Universidade Tiradentes para orientar as (os) estudantes do curso de Psicologia que irão iniciar o estágio básico.

A atividade acontece nos períodos iniciais do curso e é o momento em que a(o) aluna(o) tem o primeiro contato com a prática profissional e vai, sob supervisão, observar, analisar, registrar e realizar intervenções de menor complexidade.

“Esses serão os primeiros contatos continuados que elas(es) terão com as instituições das políticas públicas diversas: CAPS, hospitais de urgência mental, as escolas”, explica Drapala.

A objetivo do CRP19 foi trabalhar as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Documentos Psicológicos, de forma preventiva, com alunos e profissionais que estarão atuando nesses espaços.

“As(os) alunas (os) de posse dessas informações, saberão como proceder e ainda dialogar com psicólogas e psicólogos que estão atuando, e fazer um alinhamento sobre se o que está sendo praticado está de acordo com as normativas do Conselho de Psicologia. A ideia é promover o hábito de recorrer às normativas CFP fazendo um paralelo sobre o que estão observando e absorvendo”, pontua Drapala.

“Nos mais diversos contextos de atuação da psicologia existem demandas para produção de documentos escritos (declaração, atestado, relatório, laudo e parecer), por isso é tão importante que desde a graduação os(as) estudantes comecem a se apropriar da Resolução CFP Nº 06/2019”, adiciona Lorene.

Compartilhe esse Post