No dia 20 de fevereiro de 2024, as psicólogas técnicas do Conselho Regional de Psicologia, Lorene Luize Lisboa Amaral, que assessora a Comissão de Orientação e Ética (COE) e Lidiane de Melo Drapala, pesquisadora do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), estiveram na Universidade Tiradentes para orientar as (os) estudantes do curso de Psicologia que irão iniciar o estágio básico.
A atividade acontece nos períodos iniciais do curso e é o momento em que a(o) aluna(o) tem o primeiro contato com a prática profissional e vai, sob supervisão, observar, analisar, registrar e realizar intervenções de menor complexidade.
“Esses serão os primeiros contatos continuados que elas(es) terão com as instituições das políticas públicas diversas: CAPS, hospitais de urgência mental, as escolas”, explica Drapala.
A objetivo do CRP19 foi trabalhar as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Documentos Psicológicos, de forma preventiva, com alunos e profissionais que estarão atuando nesses espaços.
“As(os) alunas (os) de posse dessas informações, saberão como proceder e ainda dialogar com psicólogas e psicólogos que estão atuando, e fazer um alinhamento sobre se o que está sendo praticado está de acordo com as normativas do Conselho de Psicologia. A ideia é promover o hábito de recorrer às normativas CFP fazendo um paralelo sobre o que estão observando e absorvendo”, pontua Drapala.
“Nos mais diversos contextos de atuação da psicologia existem demandas para produção de documentos escritos (declaração, atestado, relatório, laudo e parecer), por isso é tão importante que desde a graduação os(as) estudantes comecem a se apropriar da Resolução CFP Nº 06/2019”, adiciona Lorene.