Vacinação: CRP19 envia ofício à SMS para solicitar a inclusão de profissionais da Psicologia no cadastro do VacinAju

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta terça-feira, 02, para solicitar a inclusão expressa de psicólogas e psicólogos no formulário de cadastro no Portal da Saúde de Aracaju (VacinAju) para vacinação da Fase 1- Profissional de Saúde – Cargo ou Função Psicólogo, no prazo de 72 horas.

O CRP19 questiona sobre uma matéria publicada no site da Prefeitura, a qual informa aos profissionais de saúde, a liberação para cadastramento direto no Portal da Saúde de Aracaju (VacinAju), seguindo o Plano Municipal de Imunização, alinhado ao Plano Nacional, e devidamente validado com os Ministérios Públicos Estadual e Federal.

No ofício os Conselheiros questionam que “apesar do amplo reconhecimento da(o) Psicóloga(o) como profissional de saúde seja pelo Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 218/1997, bem como pela menção expressa no Anexo II na descrição dos grupos prioritários para a vacinação, classificada, inclusive, como serviço essencial pelo Decreto Federal 10.282/20, a Autarquia Federal fora surpreendida com a não inclusão da categoria no Portal VacinAju”.

O CRP19 argumenta ainda que “a Psicologia, enquanto ciência e profissão, desempenha papel fundamental para a integridade do indivíduo. Um exemplo atual da participação imprescindível da Psicologia no campo da saúde é o trabalho incansável de psicólogas e psicólogos no atendimento aos pacientes contaminados ou com suspeita de Covid-19 e no suporte a demais categorias que atuam no contexto da pandemia, estando expostos a riscos iminentes de contaminação”.


ofício 1 (1).png
 

ofício 2 (1).png

Redes Sociais