CRP19 finaliza o IV COREP

site3.PNG

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – 19a Região iniciou na sexta-feira, 8, o IV Congresso Regional de Psicologia- COREP. No primeiro dia houve apresentação da Comissão Organizadora, apresentação da Comissão Eleitoral e leitura do Regimento.

No sábado (9) e domingo (10), delegadas(os) eleitos(as) durante os eventos preparatórios, discutiram propostas norteadas em três eixos: ‘Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia’ (eixo 1), ‘Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas’ (eixo 2), ‘O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental’ (eixo 3).

site2.PNG

“Esse momento é de extrema importância. É um momento que deliberamos sobre a possibilidade de atuação das(os) profissionais nos próximos três anos. Foram várias propostas, em diferentes eixos, que vão nortear a profissão no próximo triênio. Propostas de 24 regionais serão encaminhadas para o Congresso Nacional de Psicologia que acontecerá em junho, em Brasília”, informou Naldson Melo, Conselheiro Presidente do CRP19.

CNP

Durante o COREP são definidas políticas regionais e nacionais referentes ao tema do 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, de setembro de 2022 a setembro de 2025 para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e de janeiro de 2023 a dezembro de 2025 para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

“A psicologia é uma profissão que visa, a todo momento, o processo democrático. Sabemos que é um processo difícil, árduo, cansativo, mas não há nenhum outro melhor. Esse momento só ratifica esse compromisso com a democracia, no qual todas(os) as(os) psicólogas(os) tiveram direito e condições de participar nos Pré-Corep´s  e  serem eleitas(os) para os COREPS. Todas as (os) delegadas (os), que participaram dos COREPs puderam se candidatar para delegadas (os) para o Congresso Nacional de Psicologia e fazer valer sua voz e voto nas decisões”, pontuou o Conselheiro Presidente.

O IV COREP contou com o acompanhamento presencial de representantes do Conselho Nacional de Psicologia, Fábio Trindade e Diego Castro.

Realizado a cada três anos, desde 1994, o Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. O CNP tem por objetivo a construção da agenda política da Psicologia Brasileira. 

O Tema do 11º CNP ‘O Impacto Psicossocial da Pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia Brasileira frente às desigualdades sociais” reflete os desafios que a Psicologia enfrenta diariamente, principalmente diante da Pandemia, que traz no seu bojo o agravamento das desigualdades sociais, produzindo mais fome, desemprego, pobreza, doença, perdas, luto, isolamento, solidão, sofrimento, medo, ansiedade, insegurança. Essas demandas sempre fizeram parte do trabalho da Psicologia, mas as peculiaridades do momento atual, levam a categoria a rever sua práxis, desafiando ao mesmo tempo fazendo uso de novas tecnologias disponíveis, sem perder a garantia da cientificidade e da legitimidade do seu trabalho.

Com este tema, as psicólogas são convidadas a pensar em como essa conjuntura impacta na constituição da subjetividade da população e qual é o papel da Psicologia. Sabe-se, também, que os impactos da pandemia permanecerão na sociedade, convocando a Psicologia a reconfigurar suas práticas, seus espaços e suas normativas. É possível propor uma nova sociedade se construindo, com subjetividades e realidades diferentes, que exigem uma Psicologia ativa, presente e atualizada.

site 1.PNG

Delegadas(os)

As(os) delegadas(os) definiram em eleição os representantes de Sergipe para defender as propostas aprovadas durante o IV COREP, no Congresso Nacional de Psicologia – CNP, em Brasília, no mês de junho.  O colegiado elegeu nove profissionais e  dois representantes dos estudantes.

Daiana Santos Vieira Alves (CRP 19/2050),   Edson João da Silva(CRP 19/0644),  Jameson Pereira Silva(CRP 19/0714),  Naldson  Melo Santos (CRP 19/1210),  Lidiane de Melo  Drapala(CRP 19/1664), Marcela Montalvão Teti (CRP 19/2790),  Wilson Bispo da Fonseca(CRP 19/0628), Mário Silvio de Souza Fraga(CRP 19/3000)  e  Karla  Melo Santos(CRP 19/1559). Como representantes dos estudantes foram eleitos Alisson Armando Fontes de Carvalho, acadêmico da Faculdade  Ages (Lagarto) e Rayleide Correia Silva, do Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Eleições CRP19

Ainda durante o Congresso Regional de Psicologia foi garantido o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Regional de Psicologia, na gestão 2022 a 2025.

Membros da Comissão Regional Eleitoral, Otávio Felipe Melo Brandão (CRP19/3256), Bruno Madureira Jesus dos Santos (CRP 19/3431),  Josefa Irami Mendonça (CRP19/2109), Edenia Ramos Machado - CRP19/1579 e Ana Lúcia de Jesus Viana Santos (CRP19/0916), presidente da CRE/CRP19, em revezamento, estiveram presencialmente no local do evento.

O registro de uma chapa foi encaminhado à Comissão Regional Eleitoral do Conselho Regional de Psicologia-19ª Região.

“Este ano a votação será realizada unicamente na modalidade online das 8h do dia 23 de agosto de 2022 às 17h do dia 27 de agosto de 2022. Para quem preferir votar presencial haverá um ponto de apoio na sede do CRP19”, explicou a Psicóloga Josefa Irami Mendonça - CRP19/2109 membro suplente da CRE/CRP19.

 

 

 

Redes Sociais

Ao continuar navegando, você concorda com as condições de Política de Privacidade. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Privacidade.