Conselheiro de Sergipe participa de encontro científico em Fortaleza (CE)

O Conselheiro Danilo Rocha Ribeiro (CRP19/1904) participa em Fortaleza (CE), do XII Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas e XI Congresso Latino-Americano de Terapias Cognitivas e Comportamentais.

Psicólogas(os) de Sergipe encaminham 141 propostas para III COREP

Depois de 19 eventos preparatórios e cinco PRÉ-COREPS, o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19) realiza neste sábado(6) e domingo (7), o III Congresso Sergipano de Psicologia – III COREP.

CRP19 lança edital para contratação de psicóloga(o) analista técnica(o)

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe- 19ª região, lançou nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial da União, o edital de processo seletivo simplificado nº 001/2019 para fins de contratação temporária, de psicóloga(o) analista técnica(o) do quadro de pessoal do CRP19.

Psicólogo na escola

"O trabalho da(o) psicóloga(o) escolar não se restringe à mediação de problemas, mas também no desenvolvimento de trabalhos para melhoria na qualidade e eficiência do processo educacional com foco na promoção da saúde mental de alunos, educadores e funcionários".

Diretoria e equipe de redes discutem layout da revista que será lançada em julho

    CRP19 avança na produção da “Revista Direitos Humanos e Interdisciplinaridade”, uma iniciativa inédita no Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, que será lançada em julho deste ano.

ENTREVISTA

As psicólogas Flávia dos Santos Nascimento (CRP19/002482 ) e Daniela dos Santos (CRP19/IP003578), membros do GT Saúde Mental, do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), foram as convidadas do Programa Estúdio CBN, na rádio CBN Aracaju, dessa segunda-feira, 25.

CRP19 encerra fase de PRÉ-COREP

Marcada por discussões e eleição de delegadas(os) para o COREP, que acontece nos dias 6 e 7 de abril, o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe - da 19? Região encerrou neste sábado a fase de PRÉ-COREP com debates acerca de “Análise dos processos e as conjunturas”.

Aberto o processo eleitoral para os Conselhos Regional e Federal de Psicologia

Comissão Regional Eleitoral do Conselho Regional de Psicologia (CRP) – 19ª Região, publicou (|Diário Oficial da União e Jornal da Cidade), no dia 07 de março de 2019, Edital de Convocação para Eleição 2019, gestão 2019-2022, do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe e para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES EM 2019

Comissão Eleitoral do CRP19 lança edital de convocação para eleições 2019

CRP/ 19 manifesta repúdio à nota técnica "Nova Saúde Mental" publicada pelo Ministério da Saúde

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP/19) vem a público manifestar repúdio à Nota Técnica Nº 11/2019 intitulada "Nova Saúde Mental", publicada pela Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, bem como orientar (função precípua do CRP) as(os) psicólogas(os) sobre a continuidade da conduta profissional, guiadas pela Política de Saúde Mental e pelo Código de Ética profissional.

Lagarto recebe primeiro evento de interiorização do Pré-COREP

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe realizou no sábado, 16, o primeiro evento de pré-COREP no interior do estado. O município escolhido para o quarto debate antes do Congresso Regional de Psicologia foi Lagarto, na região centro sul do Estado.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES EM 2019

Comissão Eleitoral do CRP19 lança edital de convocação para eleições 2019

CFP publica nota orientativa sobre Coaching

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), atento às demandas da categoria a respeito da disseminação do coaching, vinculada aos princípios, métodos e técnicas que são privativos da Psicologia, publica nota orientativa sobre o tema.

Em iniciativa inédita CRP19 lança revista científica

O conselho editorial da “Revista Direitos Humanos e Interdisciplinaridade”, uma iniciativa inédita no Conselho Regional de Psicologia - CRP19, elaborado pela gestão 2016-2019, esteve reunido para discutir o projeto que deverá ser lançada em julho deste ano.

CRP19 participa de Roda de Conversa sobre ações afirmativas para a população negra

Representado pela graduanda em Psicologia, Taynã Querino de Melo Santos, estagiária, do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o Conselho Regional de Psicologia de Sergipe-CRP19,  participou da Roda de Conversa “Ações afirmativas para a população negra”.

Troca de experiências marcou o encontro entre assessoria jurídica do CRP19 com equipe do CRP06

A assessora jurídica do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe- CRP19, Roberta Torres esteve, em visita de cortesia,  na sede do CRP-06, em São Paulo (SP).

CFP define novas regras para elaboração de documentos escritos

Com o objetivo de nortear o profissional da Psicologia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário oficial da União de 13 de fevereiro de 2019, a Resolução 04/2019, que institui as regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional.

CRP19 orienta formandos do curso de Psicologia da UNIT

Na terça-feira, 5, as psicólogas Marcela Flores Cardoso Sobral (CRP19/1096), da Comissão de Orientação de Fiscalização (COF) e Lidiane de Melo Drapala (CRP19/1664), pesquisadora do Centro de Referência técnica em Políticas Públicas (CREPOP) levaram para a Universidade Tiradentes, a convite da instituição, o projeto CRP Itinerante.

CRP19 inicia etapa regional para o Congresso Nacional de Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe inicia nessa quinta-feira, 31, a etapa regional do Congresso Nacional de Psicologia, que acontece em Brasília, entre 30 de maio e 02 de junho de 2019.

Condomínio Palm Ville Residence - Aracaju (SE)

Moradores do Condomínio Palm Ville Residence, no bairro Aeroporto, zona sul de Aracaju(SE), participaram de uma roda de conversa, na quinta-feira, 31, para refletir sobre a vida em comunidade e como essas relações sociais afetam saúde mental.

Janeiro Branco: Centro Integral de Educação Pereira Lobo-Neópolis(SE)

Kuality Cursos (Unidade Socorro), com apoio do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), realizou na sexta-feira, 01 de fevereiro, a I Jornada de Cuidados em Saúde Mental.

Clube Comunitário Povoado Saco Grande - CUMBE(SE)

Panfletagem, oficina de confecção de cartazes, distribuição de cartilhas educativas e a palestra “Benefícios da Atividade Física para a Saúde Mental” marcaram a quarta-feira, 23, no Clube Comunitário do Povoado Saco Grande, no município de Cumbe (SE).

CRAS Freira Nova (SE)

Com o tema “Estratégias de prevenção em saúde mental do trabalhador”, as psicólogas Andréa Cristine Santos de Menezes (CRP19/2627) e Vívian Micaelle Santos Mota (CRP 19/3273) levaram para profissionais da Rede Intersetorial de Feira Nova (SE), informações acerca do Janeiro Branco.

Casa Lar Travessia

A psicóloga Vanessa Bruno Ximenes de Araújo (CRP 19/3100) e a assistente social Ihanna Paula Souza da Silva estiveram com profissionais e crianças assistidas pela Casa Lar Travessia, localizado na Barra dos Coqueiros (SE), no sábado, 2 de fevereiro para uma palestra na sede da instituição.

Janeiro Branco: II Jornada de Saúde Mental – Aracaju(SE)

A II Jornada de Prevenção em Saúde Mental reuniu, na sexta-feira, 25, profissionais de diversas áreas para uma abordagem multidisciplinar de cuidados em saúde mental e emocional.

Janeiro Branco: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes-Aracaju(SE)

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), realizou na quinta-feira, 31, a mesa redonda intitulada "Janeiro Branco MNSL".

Janeiro Branco: Guarda Municipal – N. Sra. Socorro(SE)

Guardas Municipais de Nossa Senhora do Socorro(SE) participaram, na quinta-feira, 31, de uma ação em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: CRAS Terezinha Meira- Aracaju(SE)

A psicóloga Leônia Sampaio (CRP 19/0968) foi a facilitadora da roda de conversa “O que eu penso, como eu me sinto e como eu me comporto são essenciais para o equilíbrio emocional.

Janeiro Branco: Povoado Angico – N.Sra. da Glória (SE)

A psicóloga Leila Rodrigues Teles (CRP 19/1702) e a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF, de Nossa Senhora da Glória, realizaram, na quarta-feira, 30, atividades em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: CRAS Jardim Esperança – Aracaju(SE)

Na quinta-feira, 31, o Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Jardim Esperança”, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju/SE, realizou a roda de Conversa “Prevenção e cuidados em saúde mental e emocional”.

Janeiro Branco: CRAS Jardim Esperança

Uma roda de conversa marcou a quarta-feira, 16, na Paróquia Santa Luzia, no bairro Luzia, em Aracaju(SE).

Janeiro Branco: Caminhada-N. Sra. Socorro(SE)

Profissionais e usuários de CAPS e população do conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro/SE participaram na quarta-feira, 29, da Caminhada “Cuidar da mente é cuidar da vida”.

Janeiro Branco: UFS- Campus Lagarto(SE)

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto, participou, na quinta-feira, 31, da palestra “Cuidar da mente é cuidar da vida”, com as psicólogas Joana Lima Oliveira (CRP 19/3427) e Dharielle Lays Menezes Nascimento (CRP 19/3400).

Janeiro Branco: Centro de Excelência - Aracaju(SE)

Uma vivência psicodramática. Essa foi a proposta das psicólogas Jennifer Bomfim dos Santos Resende (CRP 19/IP 3350, Gleyde Glaucya dos Santos Silva (CRP19/IP3356) e Yasmin Carvalho de Azevedo Vargas (CRP19/3349) para os estudantes do ensino médio do Centro de Excelência Prof. Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, localizado no bairro 18 do Forte, em Aracaju (SE) para abordar as “Alternativas de prevenção em Saúde Mental na adolescência”.

Janeiro Branco: CAPS AD I III Vida" e "CAPS Dona Ivone Lara"

“Saúde mental e qualidade de vida” foi o tema da palestra do psicólogo Jameson Pereira Silva (CRP 19/0714) e da estagiária em Psicologia Maria Cecília, para profissionais, familiares e usuários do “CAPS AD I III Vida” e “CAPS Dona Ivone Lara”.

Janeiro Branco: Clínica da Família José Fonseca da Conceição-Pedra Mole(SE)

As psicólogas do CRAS, Gilvânia Santos (CRP 19/12870) e do CREAS, Rozani Cristina Alves (CRP 19/2238) e as assistentes sociais do NASF, Ana Cláudia Peixoto; do CRAS, Andrea Chagas e do CREAS, Flávia Fernanda Santos foram as facilitadoras de uma palestra sobre “Prevenção e cuidados em saúde mental e emocional” , na quinta-feira, 24, no município de Pedra Mole.

Janeiro Branco: CRAS Dona Pequena – Pedra Mole(SE)

Na quinta-feira, 31, o Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Dona Pequena”, em Pedra Mole/SE, recebeu adolescentes e idosos assistidos pelo equipamento para uma palestra em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: Feira livre - Pedra Mole(SE)

O Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Dona Pequena”, em Pedra Mole (SE), foi o ponto de encontro para uma atividade em alusão ao Janeiro Branco, no município.

Janeiro Branco: Lagoa dos Porcos-Feira Nova(SE)

Na terça-feira, 29, a Associação de Moradores do Povoado Lagoa dos Porcos, no município de Feira Nova/SE recebeu os moradores da localidade para uma atividade em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: Alto da Boa Vista – Lagarto(SE)

Com apoio da Paróquia Santa Luzia, em Lagarto(SE), as psicólogas Joana Lima Oliveira(CRP19/3427), Dharielle Lays Menezes Nascimento (CRP19/3400) e o estudante de Psicologia, Francisco Alves Ramos realizaram a palestra “Cuidar da mente é cuidar da vida”.

Janeiro Branco: Centro comercial - Poço Verde(SE)

Panfletagem, distribuição de mensagens, cartilhas educativas e laços brancos e divulgação da campanha janeiro branco marcaram o sábado, 26, em Poço Verde.

Janeiro Branco: Clínica Marieta de Souza Andrade - Monte Alegre(SE)

A psicóloga Cleciana Meyriele dos Santos Barroso (CRP 19/2950) e profissionais de saúde foram os palestrantes do encontro que reuniu usuários do SUS, na Clínica Marieta de Souza Andrade, em Monte Alegre (SE), na quinta-feira, 31.

Janeiro Branco: CRAS Malhada dos Bois(SE)

Moradores do Povoado Fluvião, em Malhada dos Bois(SE), participaram, na quarta-feira, 23, de ações de prevenção em saúde mental, promovidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Janeiro Branco: CRAS Astéria Fontes Góis-Umbaúba(SE)

A psicóloga Michelle Conceição Matias Batista (CRP 19/1915) foi a facilitadora da palestra “Janeiro Branco: como andam as suas emoções?”, promovida pela Secretaria Municipal de Inclusão Social de Umbaúba/SE, na quarta-feira,30.

Janeiro Branco: CRAS Santa Maria - Aracaju(SE)

“Bons pensamentos – bons sentimentos: aprendendo a identificar as minhas emoções” foi a temática da oficina promovida pelas facilitadoras Andréa dos Santos Doria (Psicóloga CRP 19/2034) e Maria Rafaela Souza Santos (Educadora Social) para familiares e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Santa Maria, em Aracaju.

Janeiro Branco: Grupo Viver Bem em Movimento-N.Sra. das Dores (SE)

Membros do grupo de Atividade Física "Viver Bem em Movimento" participaram, na quarta-feira, 30, de uma atividade alusiva ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: CRAS Risoleta Neves- Aracaju(SE)

O psicólogo Thiago da Silva Santos (CRP 19/2909), as assistentes sociais Elze Angélica Melo Barreto (CRESS/SE 1116) e Iracelma Santos ( CRESS/SE 3501) e as estagiárias em Serviço Social Ana Luiza Silva dos Santos e Tatiane Leal Dantas foram os facilitadores da roda de conversa “A importância de cuidar da saúde mental”, realizada na quinta-feira, 31, no Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Risoleta Neves”, no bairro Cidade Nova, em Aracaju(SE).

Janeiro Branco: CAPS João Bebe Água-São Cristóvão(SE)

Usuários do “CAPS João Bebe Água”, em São Cristóvão participaram de uma atividade recreativa, na terça-feira, 29.

Janeiro Branco: Caminhada de prevenção – Capela (SE)

"Uma Caminhada de prevenção em saúde mental marcou a quinta-feira, 31, a cidade de Capela (SE).

Janeiro Branco: UBS Antônio Fernandes Maynard – Rosário do Catete (SE)

“A importância do cuidado com a saúde mental” foi o tema da roda de conversa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete(SE), na segunda-feira, 29.

Janeiro Branco: CAPS Acordar para a Vida-Carira(SE)

Na terça-feira, 29, o CAPS Acordar para a Vida, em Carira(SE), foi o ponto inicial de uma atividade recreativa em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: UBS do Povoado Fazendinha-Carira (SE)

O CAPS Acordar para a Vida e a Secretaria de Saúde de Carira/SE, realizaram na quinta-feira, 31, a palestra “Bem-estar e qualidade de vida: como cuidar da saúde mental e emocional?” para os usuários da Unidade Básica de Saúde.

Janeiro Branco: USF Maria Carmelita Cabral – Capela (SE)

O psicólogo Raimundo José Oliveira Veiga Júnior (CRP 19/2511), a enfermeira Samara Stephanny Morais Santos Matos (COREN 501702) e médico Oziel Pedrosa foram os facilitadores de uma das atividades do Janeiro Branco, no município de Capela (SE).

Janeiro Branco: Clínica de Saúde da Família - Malhador (SE)

No município de Malhador, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram, na terça-feira, 29, da palestra “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida” .

Janeiro Branco- Instituto Federal de Sergipe

Rodas de conversa, micro-palestras, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento da mindfulness e distribuição de material educativo foram as atividades desenvolvidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS, na segunda-feira, 28, em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: CRAS Dr. Franklin de Oliveira Ribeiro-Socorro(SE)

A Tenda Cultural, localizada na avenida Coletora A, no Distrito Industrial do conjunto João Alves Filho, em Nossa Senhora do Socorro/SE foi o local escolhido pela psicóloga Kivia Cardoso Ferreira (CRP 19/2994) para uma das atividades do Janeiro Branco no município.

Janeiro Branco: CAPS I Carmem Prado Leite- Estância(SE)

Na terça-feira, 29, a assistente social Jacira Dias e o professor de Educação Física Fabrício proporcionaram aos usuários do “CAPS I Carmem Prado Leite”, em Estância, uma manhã de atividade física como estratégia terapêutica na prevenção em saúde mental e emocional.

Janeiro Branco: CAPS Estância

Com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Estância, o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I Carmem Prado Leite, realizou a palestra “Círculo de diálogo: importância e cuidados com a saúde mental”.

Janeiro Branco: CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo – Aracaju(SE)

A roda de conversa “Qual a cor da sua emoção?” movimentou o Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo”, no Bairro Lamarão, zona norte de Aracaju/SE.

Janeiro Branco: Espaço de Psicologia Adelle Moade- Aracaju (SE)

Uma roda de conversa sobre “Aceitar o corpo ou transformar o corpo? Quais os caminhos para saúde mental?” foi a proposta da Psicóloga Clínica Adelle Moade Ribeiro Souza (CRP 19/2514), Mestra em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP, Psicodramatista, Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade para uma atividade em alusão ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: SD Notícias, Simão Dias (SE)

O noticiário SD Notícias, programa institucional da Prefeitura de Simão Dias (SE), elegeu o Janeiro Branco como pauta de discussão. 

Janeiro Branco: Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos - São Cristóvão(SE)

Na sexta-feira, 25, as psicólogas Diana Lima dos Santos (CRP 19/3218), Raquel Caroline Santos de Almeida (Psicóloga do HMNSP - CRP 19/3222), Lílian Karine Vieira de Araujo (CRP 19/IP3464) e a enfermeira Rosemeire da Silva Valadão (Responsável técnica do HMNSP - COREN/SE 438063) realizaram a ação Janeiro branco: "Quem cuida da mente cuida da vida", no Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, São Cristóvão/SE.

Janeiro Branco: Climep - Aracaju(SE)

Para a psicóloga Vanessa Bruno Ximenes de Araújo (CRP 19/3100) e a psicopedagoga Iraci Lima (ABPP 261), a sexta-feira, 25, foi dedicada a um encontro com profissionais e clientes da Clínica Médico-Psicológica “Climep”, localizada em Aracaju (SE).

Janeiro Branco: CRAS Santa Maria, Aracaju

Educandos e familiares do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Santa Maria”, participaram, na quinta-feira, 24, da roda de conversa “Prevenção em saúde mental e valorização da vida”.

Janeiro Branco: UBS "Getúlio Vargas"

A Secretaria de Saúde de Aquidabã (SE) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) realizaram na sexta-feira, 25, a Roda de conversa "Desmistificando a depressão e a ansiedade".

Janeiro Branco: CAPS I Dona Zifinha – Simão Dias (SE)

Alunos do Curso de Enfermagem do CEPSS Centro de Estudos Profissionalizantes em Saúde Senhora Santana participaram, na terça-feira, 15, da Roda de Conversa “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida”, promovido CAPS I Dona Zifinha” e Secretaria Municipal de Saúde de Simão Dias/SE.

Janeiro Branco: "CAPS I Dona Zifinha"- Simão Dias

Em um evento aberto ao público, o “CAPS I Dona Zifinha” e a Secretaria Municipal de Saúde de Simão Dias (SE), realizaram na quarta-feira, 23, o Worshop “Janeiro Branco: mês de prevenção e cuidados em saúde mental e emocional”.

Janeiro Branco: "CRAS Centro" – Capela (SE)

“Reflexões sobre gênero, papéis sociais e a saúde mental da mulher” foi o tema da palestra da psicóloga Glésia dos Santos Melo Matos (CRP 19/2667), para as mulheres integrantes do Grupo PAIF do CRAS.

Janeiro Branco: Caps III Jael Patrício de Lima

“Saúde mental e qualidade de vida” foi o tema da palestra do psicólogo Jameson Pereira Silva (CRP 19/0714) e da estagiária em Psicologia, Maria Cecília, para profissionais, familiares e usuários do “Caps III Jael Patrício de Lima”.

Janeiro Branco: "CAPS Acordar para a Vida"- Carira(SE)

No município de Carira (SE), trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial “CAPS Acordar para a Vida” promoveram atividade em alusão ao Janeiro Branco, na quinta-feira, 24.

Janeiro Branco: "UBS Rosa Maria Santos Sobrinho"- N.Sra.da Glória (SE)

Usuários da Unidade Básica de Saúde “UBS Rosa Maria Santos Sobrinho”, em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, participaram de diversas atividades em alusão ao Janeiro Branco, na quarta-feira, 23.

Janeiro Branco: UBS José Fernandes Maynard, Rosário do Catete(SE)

Na quinta-feira, 24, usuários da Unidade Básica de Saúde “UBS José Fernandes Maynard”, em Rosário do Catete(SE), participaram de uma roda de conversa.

Janeiro Branco: CAPS I Renato Bispo de Lima – Itabaiana(SE)

Familiares e Usuários do Centro de Atenção Psicossocial “CAPS I Renato Bispo de Lima”, em Itabaiana, região serrana do Estado, participaram na quarta-feira,23, da palestra “Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida!”, promovida pelo psicólogo Jardel Silva Oliveira de Jesus (CRP 19/1351) com apoio da direção do CAPS e Secretaria Municipal de Saúde.

Janeiro Branco: Parque Augusto Franco – Aracaju(SE)

Na tarde de sábado (26 /01), as psicólogas Diana Lima dos Santos (CRP 19/3218), Lílian Karine Vieira de Araujo (CRP 19/IP3464) realizaram, com apoio do Consultório de Psicologia, a roda de conversa "Como andam suas emoções?", para voluntários da ONG "O Projeto dos Sonhos".

Janeiro Branco: CRAS Porto D´Anta - Aracaju(SE)

O Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Porto D´Anta”, localizado no bairro Porto D´Anta, zona norte de Aracaju(SE), recebeu, na segunda-feira (28), os idosos e adultos jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos do CRAS para a Roda de Conversa “Janeiro Branco: como lidar com as emoções?”.

Janeiro Branco: CRAS Santa Maria – Aracaju (SE)

O Centro de Estudos do Hospital São José, em Aracaju, recebeu, nessa sexta (18), uma das atividades do Janeiro Branco na instituição de saúde. 

Janeiro Branco: Simpósio Grau Técnico

O Centro de Ensino Grau Técnico, com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, realizou na quinta-feira, 24, o III Simpósio De Prevenção em Saúde Mental.

Janeiro Branco: UBS Hilda Ferreira II – Aquidabã(SE)

Duas atividades em alusão ao Janeiro Branco movimentaram a Unidade Básica de Saúde "Hilda Ferreira II", no município de Aquidabã (SE), na quinta-feira, 24.

Janeiro Branco: Pastoral de Criança – Pedrinhas (SE)

A Pastoral da Criança promoveu, na sexta-feira, 25, ações do Janeiro Branco nos bairros Quim e Barretão, no município de Pedrinhas (SE).

Janeiro Branco: Energisa -Sergipe

Colaboradores da Energisa participaram, na quarta-feira, 23, de uma atividade o Janeiro Branco promovido pela empresa com apoio do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe-CRP19.

Janeiro Branco: Clínica de Saúde da Família - Cumbe (SE)

“A importância dos cuidados com a saúde mental e emocional” foi o tema da palestra da psicóloga Andréa Cristine Santos de Menezes (CRP 19/2627) que aconteceu na terça-feira, 22, na Clínica de Saúde da Família, no município de Cumbe/SE.

Janeiro Branco: CRAS Enedina Bomfim Santos-Aracaju(SE)

“A importância do autocuidado na promoção da saúde mental” foi o tema da roda de conversa promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Enedina Bomfim Santos”, no bairro América, zona oeste de Aracaju.

Janeiro Branco: CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo-Aracaju(SE)

A psicóloga Manuela Abreu Damasceno (CRP 19/1774) promoveu a roda de conversa “Qual a cor da sua emoção?” com integrantes do Grupo de Idosos Reviver do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social. 

Janeiro Branco: Clínica de Saúde da Família – Tomar do Geru(SE)

A psicóloga Emanuele Lopes (CRP 19/IS39) e a Terapeuta Ocupacional Camila Dantas de Jesus (CREFITO 17/19681-TO) foram as facilitadoras das Salas de Cuidado em Saúde Mental que aconteceu na quinta-feira, 24, na Clínica de Saúde da Família Marcelo Soares Fonseca, em Tomar do Geru (SE). 

Janeiro Branco: Clínica de Saúde da Família -Tomar do Geru(SE)

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Linhas de Cuidado em Saúde Mental acompanhados pela Atenção Primária à Saúde do município de Tomar do Geru, participaram de uma atividade em alusão ao Janeiro Branco na quinta-feira,17. 

Janeiro Branco: Saúde mental do trabalhador – Carira (SE)

Ao abraçarem a função de cuidador(a), alguns sofrem mudanças em sua rotina e apresentam abalos psicológicos por conta da complexidade de algumas situações.  

Janeiro Branco: UBS Povoado Altos Verdes- Carira (SE)

“Diálogo sobre prevenção em saúde mental e emocional” foi o tema da palestra da psicóloga Maria Graziela Gomes Alves (CRP19/1905) para os usuários da Unidade Básica de Saúde do Povoado Altos Verdes, em Carira(SE). 

Janeiro Branco: Plantão psicológico em Neópolis (SE)

Nessa quinta-feira, 24, a praça principal da cidade de Neópolis(SE) foi o ponto de “Acolhimento psicológico e explanação sobre os direitos à saúde mental”, uma das atividades do Janeiro Branco no município. 

Janeiro Branco: Centro Integral de Educação Pereira Lobo-Neópolis(SE)

A rádio comunitária de Neópolis, FM 104,9, colocou em pauta, nessa terça-feira, 23, a campanha de promoção da saúde mental. 

"Janeiro Branco: quem cuida da saúde mental da População Negra?"

O GT Psicologia e Relações Interétnicas, da Comissão de Direito Humanos, do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), realizou nessa quinta-feira, 24, a roda de conversa "Janeiro Branco: quem cuida da saúde mental da População Negra?". 

Janeiro Branco: "Aceitar o corpo ou transformar o corpo? Quais os caminhos para saúde mental?"

Debater a aceitação ou transformação do corpo e os caminhos para saúde mental foi a proposta da psicóloga clínica Adelle Moade Ribeiro Souza – CRP 19/2514, Mestra em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP, Psicodramatista, Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade, em uma roda de conversa que aconteceu na segunda feira, 21. 

Janeiro Branco: Cine Debate em Ribeirópolis

Com direito a pipoca, a Unidade de Saúde da Família Dr. Dijaume Francisco de Lima, no município de Ribeirópolis (SE), abriu as portas nessa quarta-feira, 23, para um cine debate. 

Janeiro Branco: UBS Dr. Edimar Mesquita – Rosário do Catete(SE)

A psicóloga Aurélia da Silva Barreto (CRP 19/2582) e a nutricionista Luana Monteiro (CRN5 12676) foram as facilitadoras da roda de conversa “A importância do cuidado com a saúde mental”, que aconteceu nessa terça-feira, 22, na Unidade Básica de Saúde “UBS Dr. Edimar Mesquita”, localizada no Povoado Siririzinho, em Rosário do Catete(SE). 

Janeiro Branco: Feira livre Rosário do Catete (SE)

A rotina da feira livre do município de Rosário do Catete ganhou uma movimentação diferente nessa quinta, 17. 

Janeiro Branco: CRAS Valdemar dos Santos- Divina Pastora (SE)

Crianças, Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Idosos do Grupo Reviver do Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Valdemar dos Santos”, no município de Divina Pastora (SE), participaram nessa quarta-feira, 23, da roda de conversa que trouxe como tema a “Saúde mental no século XXI e seus desafios”. 

Janeiro Branco: Secretaria de Administração de Sergipe

As psicólogas Vera Lúcia Barbosa (CRP 19/3050) e Isabela Vasconcelos Araújo Lima e as estudantes de Psicologia Priscila Menezes Silva e Ianka de Lima Souza levaram nessa quarta-feira, 23, informações sobre do Janeiro Branco, para os funcionários da Secretaria de Estado da Administração. . 

Janeiro Branco: Rede de Atenção em Saúde Mental de Capela/SE

No cidade de Capela (SE), usuários da Rede de Atenção em Saúde Mental participaram, nessa segunda-feira, 21, da palestra Janeiro Branco: Mês de Prevenção em Cuidados em Saúde Mental e Emocional, promovida pela secretaria de saúde do município. 

Janeiro Branco: UBS Povoado Miranda, em Capela (SE)

“Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida?”. 

Janeiro Branco: Secretaria de Saúde de Sergipe

As psicólogas Vera Lúcia Barbosa (CRP 19/3050) e Isabela Vasconcelos Araújo Lima, juntamente com as estudantes de Psicologia Ianka de Lima Souza e Priscila Menezes Silva realizaram nesta quarta-feira, 23, divulgação da Campanha Janeiro Branco nas dependências da Secretaria de Estado da Saúde -SES, localizada no bairro Ponto Novo, em Aracaju(SE). 

Janeiro Branco: Instituto Sophia Scientia

Em um evento gratuito e aberto ao público, o psicólogo, psicoterapeuta e diretor do Instituto Sophia Scientia, João Paulo Corumba de Santana (CRP 19/2697), a psicóloga, psicoterapeuta, especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais na Infância e Adolescência, Adriana de Moraes Teixeira (CRP 19/2867), sob a coordenação de Rafaela Santos de Carvalho (CRP19/2047), psicóloga especialista em gestão de pessoas e empresarial e especializanda em Filosofia, realizaram a palestra “Considerações sobre a importância da psicoterapia”.

Janeiro Branco: CRAS Madre Tereza de Calcutá – Aracaju(SE)

“Estratégias de prevenção e cuidados em saúde mental da pessoa idosa” foi o tema da palestra do psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho (CRP 19/1910), durante o encontro dessa terça-feira, 22, com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social Madre Tereza de Calcutá.

Janeiro Branco: Hospital São José

Rodas de conversa, vivências, panfletagem, distribuição de laços brancos e cartilhas informativas e sensibilização do público local.

Janeiro Branco: UBS Maria Tojal Dantas – Neópolis (SE)

Foi pensando em dialogar sobre o Janeiro Branco e prevenção em Saúde Mental e emocional com profissionais de saúde de Neópolis que a Secretaria Municipal de Saúde realizou na terça-feira, 22, a palestra “O acolhimento saudável frente aos intercursos do estresse no cotidiano”.

Janeiro Branco: Associação de Pessoal da Caixa – Aracaju(SE)

Com apoio do Meraki Espaço Terapêutico, o Saúde Caixa promoveu na terça-feira, 22, a palestra “Melhor idade e saúde mental: cuidados para a longevidade”.

Janeiro Branco: Sarau, roda de conversa e debate no Capitão Cook

O Ensaio Secreto, movimento multicultural de Aracaju, promoveu na segunda-feira, 21, a vivência "Janeiro Branco: a arte do encontro e o encontro pela arte". 

Janeiro Branco: CAPS Rogalício Vieira Silva – N.Sra do Socorro (SE)

A coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Rogalício Vieira da Silva, localizado no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, realizou na segunda-feira, 21, a Roda de Conversa “Janeiro branco: mês de prevenção e cuidados em saúde mental e emocional”.

Janeiro Branco: CAPS Luz do Sol – N.Sra. da Glória (SE)

No Centro de Atenção Psicossocial “CAPS Luz do Sol”, em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, a quinta-feira (17) foi de apresentação musical do Grupo Tambores do Sertão, palestras, rodas de conversa, panfletagem, distribuição de mensagens e cartilhas informativas em uma ação alusiva ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: CRAS Benjamin Alves de Carvalho - Aracaju(SE)

Na terça-feira, 22, o Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Benjamin Alves de Carvalho”, localizado na Coroa do Meio, zona sul de Aracaju(SE), abriu as portas para uma atividade alusiva ao Janeiro Branco.

Janeiro Branco: Divulgação campanha Rádio Educadora de Frei Paulo

A psicóloga Maria Graziela Gomes Alves (CRP 19/1905), coordenadora do “CAPS Acordar para a Vida”, no município de Carira (SE) foi a convidada desse domingo, 20, da Rádio Educadora FM 89,5, em Frei Paulo/SE. Em pauta, a campanha Janeiro Branco.

Janeiro Branco: Centro Integral de Educação Pereira Lobo-Neópolis(SE)

“A importância dos cuidados com a saúde mental e emocional” foi o tema da palestra da psicóloga Paula Cristina Santos do Vale (CRP 19/2871) e da assistente social Alda Alves Pereira (CRESS/SE 2412) na Unidade Básica de Saúde, no município de  Carira(SE).

Janeiro Branco: O yoga como estratégia de enfrentamento ao estresse

Quando o assunto é encontrar alguma atividade para enfrentar o estresse, os problemas do dia a dia e promover saúde mental, o Yoga pode ser uma boa opção.

Janeiro Branco: Hospital São José

O Centro de Estudos do Hospital São José, em Aracaju, recebeu, nessa sexta (18), uma das atividades do Janeiro Branco na instituição de saúde.

Janeiro Branco: Povoado Bela Vista Pedrinha (SE) (SE)

O sábado,12, na Chácara Prachedes, localizada no Povoado Bela Vista, no município de Pedrinhas (SE), foi dedicado aos cuidados com a saúde mental.

Janeiro Branco: Panfletagem em Feira Nova (SE)

Com o objetivo de divulgar a Campanha Janeiro Branco, as psicólogas Andréa Cristine Santos de Menezes (CRP 19/2627) e Vívian Micaelle Santos Mota(CRP 19/ 3273) e as assistentes sociais Fabrícia Paz do Carmo (CRESS 18/3724), Amanda Brito Sales (CRESS 18/3458) e Monique Lima da Silva (CRESS 18/2832) saíram às ruas, na quarta-feira, 16, para uma panfletagem na cidade de Feira Nova (SE).

Janeiro Branco: Feira Nova (SE)

As psicólogas Andréa Cristine Santos de Menezes(CRP 19/2627) e Vívian Micaelle Santos Mota (CRP 19/3273) foram as convidadas do programa “Voz da cidadania”, exibido pela FM Sertaneja – 104,9, no município de Feira Nova, na manhã de terça-feira, 15. Em pauta, promoção da saúde mental, foco da Campanha Janeiro Branco.

Janeiro Branco: CAPS Acordar para a Vida – Carira (SE)

O Centro de Atenção Psicossocial “CAPS Acordar para a Vida”, no município de Carira (SE) abriu as portas na quarta-feira, 9, para uma sessão de cinema.

Janeiro Branco: Free Hugs Aracaju (SE)

As psicólogas Diana Lima dos Santos (CRP19/3218), Raquel Caroline Santos de Almeida (CRP19/3222), Lílian Karine Vieira de Araújo (CRP19/IP003464) e a agente comunitária de saúde, Jacqueline Correia do Nascimento, realizaram nesse sábado, 19/01, ação "Abraços grátis: o único aperto que merecemos."

Janeiro Branco: Oficina de soulcollage ® - Aracaju(SE)

Uma prática para incentivar a inteireza do corpo, mente e espírito. Uma proposta de autoconhecimento na qual as imagens selecionadas intuitivamente dão voz às facetas da alma, possibilitando um processo minucioso de auto-descoberta do mundo interior de maneira criativa.

strong> Janeiro Branco: UBS José Raimundo Aragão- São Cristóvão(SE)

As coordenações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)  e de Atenção Psicossocial de São Cristóvão/SE realizaram na quarta-feira, 16,  a palestra “A importância de reconhecer a dor da perda”.

Janeiro Branco: II Simpósio Grau Técnico – Aracaju (SE)

O II Simpósio de prevenção em saúde mental foi a principal atividade dessa sexta-feira,18, no Centro de Ensino Grau Técnico, em Aracaju(SE).

Janeiro Branco: LBV Aracaju (SE)

Idosos assistidos pelo Programa “Vida Plena”, da Legião da Boa Vontade, em Aracaju, participaram, nessa quinta-feira, 17, da roda de conversa “A importância da atenção à saúde mental de pessoas idosas”.

Janeiro Branco: Colégio Arco-Íris – Itabaiana (SE)

  Professores e colaboradores do Colégio Arco-Íris, em Itabaiana, região agreste de Sergipe dedicaram algumas horas dessa quarta, 16, para uma atividade proposta pela psicóloga Aline Cléa Lima de Jesus (CRP19/3090).

Janeiro Branco: Blitz no trânsito-bairro Jardins-Aracaju(SE)

Nessa quinta-feira, 17, condutores, pedestres e pessoas que passavam pela avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, bairro Jardins, em Aracaju(SE) foram surpreendidos por uma blitz  no trânsito promovida pelo Grupo de Trabalho Psicologia do Trânsito do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe.

Janeiro Branco: Blitz no Trânsito – GT Psicologia do trânsito CRP19

 “Mobilidade humana e saúde mental: o que o condutor e o pedestre têm a ver com isso?” Foi com o propósito de levar esse questionamento a condutores, pedestres e público local,  que nessa segunda-feira, 14,  o Grupo de Trabalho de Psicologia do Trânsito do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, coordenado pela psicóloga Maria Emília de Melo Bôto (CRP 19/1399) enfrentou o sol e calor de quase 40 graus na capital sergipana.

Janeiro Branco: CAPS I José Nelson Santos – Neópolis(SE)

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial "CAPS I José Nelson Santos", em Neópolis(SE), participaram nessa quinta-feira, 17, de uma palestra e atividade lúdica conduzidas pelo psicólogo Magnum Nelson Fortes Vieira ( CRP19/3287), que chamou a atenção para alguns cuidados diários para com a saúde mental.

Janeiro Branco: Escola Municipal Aracelis Rodrigues-São Cristóvão

As psicólogas Vitória Maria Santos Menezes (CRP 19/3288), Stefanie Silva Vieira (CRP 19/2078), a enfermeira Aline de Oliveira Ribeiro (COREN 147157) e a coordenadora do Programa Saúde na Escola de São Cristóvão, Duanne Marcelle de Carvalho Pereira foram as facilitadoras da Roda de Conversa "Jovem, como anda a sua saúde mental?", realizada na quarta-feira, 16, na Escola Municipal Aracelis Rodrigues, na sede do município de São Cristóvão, na grande Aracaju.

Janeiro Branco: Caminhada Caps I Esperança – Aquidabã (SE)

Uma "Caminhada de prevenção em saúde mental", marcou a sexta-feira,18, dos profissionais e usuários do CAPS I Esperança de Aquidabã (SE), no médio sertão sergipano.

Janeiro Branco: CAPS Valter Correia - São Cristóvão(SE)

Familiares e usuários do CAPS Valter Correia, em São Cristóvão (SE), na grande Aracaju, participaram, nessa quinta-feira, 17, da palestra “As práticas integrativas e complementares na promoção da saúde mental”, promovida pela coordenação de Atenção Psicossocial do município com o apoio da Secretaria de Saúde.

JANEIRO BRANCO: saiba como participar da Campanha

O Janeiro Branco é uma Campanha que visa alertar a sociedade, os indivíduos e as instituições a respeito da importância, extensão e impactos da Saúde Mental na vida das pessoas.

Janeiro Branco: Feira Livre em Lagarto (SE)

Na segunda-feira, 14, a psicóloga Dharielle Lays Menezes Nascimento (CRP 19/3400) e os  estudantes de Psicologia, Francisco Alves Ramos, Roseany do Carmo Nascimento, Tamires de Araújo Santos, Luana Carvalho de Gois realizaram panfletagem, distribuição de cartilhas e laços brancos de divulgação da Campanha Janeiro Branco na feira livre de Lagarto. A atividade, em alusão ao Janeiro Branco, teve como principal objetivo orientar a comunidade sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

Janeiro Branco: Free Hugs em Carira (SE)

Já pensou em sair de casa e ser surpreendido (a) por um abraço? Essa foi a proposta da psicóloga Maria Graziela Gomes Alves (CRP19/1905) e da assistente social Alda Alves Pereira (CRESS/SE 2412) que, nessa quarta-feira, 16, promoveram o dia do free hugs (abraço grátis).

Janeiro Branco: UBS Jairo Teixeira de Jesus – São Cristóvão

A Unidade Básica de Saúde “UBS Jairo Teixeira de Jesus”, recebeu, nessa

Janeiro Branco: Centro Integral de Educação Pereira Lobo-Neópolis(SE)

Nessa quarta-feira, 23, a Secretaria Saúde do município de Neópolis (SE), realizou a roda de conversa “A importância da atenção à saúde mental”.

Janeiro Branco: CAPS Acordar para Vida – Carira (SE)

A psicóloga Familiares e Usuários do “CAPS Acordar para a Vida” participaram na terça-feira, 15, de um café da manhã cultural, promovido pelo equipamento e Secretaria Municipal de Saúde de Carira (SE).

Janeiro Branco é pauta do Programa Viva Bem da Fan FM

A psicóloga Jucycleia Ramos de Souza (CRP 19/3140) foi a convidada do programa Viva Bem, apresentado pela radialista Magna Santana, na rádio FAN FM.

Janeiro Branco: Caps Esperança – Aquidabã(SE)

A psicóloga Aracelis Antunes Carvalho (CRP 19/1985), a enfermeira Jaqueline Santos Farias, a pedagoga Ednalva Souza de Jesus Lima e a oficineira e Estudante de Psicologia, Vera Lúcia de Lima Souza, atuaram como facilitadoras nessa atividade do Janeiro Branco, no Centro de Atenção Psicossocial “CAPS I Esperança”, no município de Aquidabã (SE), nessa terça-feira, 15.

Janeiro Branco: CAPS I Esperança – Aquidabã(SE)

“Círculo de diálogos sobre saúde mental: refletindo sobre qualidade de vida, bem-estar e saúde emocional” foi o tema da roda de conversa promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial “CAPS I Esperança”, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Aquidabã (SE), nessa segunda-feira, 14.

Janeiro Branco: Centro de Ensino Grau Técnico-Aracaju(SE)

Alunos e professores do Centro de Ensino Grau Técnico participaram na segunda-feira, 14, do “I Simpósio de Prevenção em Saúde Mental” promovido pela instituição.

Janeiro Branco: UBS Maria da Conceição Parteira- N.Sra. da Glória (SE)

“Estamos cuidando de nossas emoções?”.

Janeiro Branco: Feira livre em Simão Dias (SE)

Na quinta-feira, 16, a psicóloga Jislane Souza do Nascimento (CRP 19/3403) e os estudantes de Psicologia, Francisco Alves, Nayane Gama e Roseany Nascimento, realizaram panfletagem, distribuição de cartilhas e laços brancos de divulgação da Campanha Janeiro Branco, na feira livre da cidade de Simão Dias (SE).

Janeiro Branco: UBS Povoado Conceição - Capela(SE)

Usuários da Unidade Básica de Saúde do Povoado Vila Conceição, em Capela(SE), participaram, nessa quarta-feira, 16, de uma palestra promovida pela Secretaria de Saúde do município, com apoio da prefeitura local, em alusão ao Janeiro Branco.

Conselho Federal de Psicologia se pronuncia sobre o funcionamento da arrecadação no Sistema Conselhos

Em resposta a uma petição que circula na internet e nos e-mails das (os) psicólogas e psicólogos sobre redução das anuidades, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se pronuncia sobre o funcionamento da arrecadação no Sistema Conselhos:

Janeiro Branco: Saúde mental em debate no Aperipê News

O programa Aperipê News 104,9, na rádio Aperipê, apresentado pelos radialistas Rosendo Aragão e Antônio Oliveira, abriu espaço na edição desta terça-feira, para falar sobre saúde mental.

Janeiro Branco: Povoado Bela Vista Pedrinha (SE)

O sábado,12, na Chácara Prachedes, localizada no Povoado Bela Vista, no município de Pedrinhas (SE), foi dedicado aos cuidados com a saúde mental. Voluntários da Pastoral da Criança participaram da palestra “Você tem cuidado da sua saúde mental?”, uma provocação que chama a atenção para o foco da campanha Janeiro Branco.

Janeiro Branco: Roda de Conversa no SESI Aracaju

Nessa sexta-feira, 11, uma roda de conversa movimentou o Centro Educacional SESINHO, localizado no Bairro Industrial, zona norte de Aracaju.

Usuários de CAPS participam de Dinâmica das Emoções em Carira(SE)

A psicóloga Paula Cristina Santos do Vale (CRP 19/2871) e a equipe do “CAPS Acordar para a Vida” convidaram nessa quinta-feira, 10, usuários do equipamento para participar de uma Dinâmica de Grupo em alusão ao Janeiro Branco na cidade de Carira(SE).

Janeiro Branco: CAPS João Bebe Água- São Cristóvão(SE)

Com a proposta de chamar a atenção para a campanha Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe-Água, Rosa Elze, em São Cristóvão(SE), recebeu, na quinta-feira (10), as equipes da Rede de Atenção Psicossocial e da Saúde Bucal para a apresentação do espetáculo: “Cuidando do Sorriso – A Saúde Bucal na Promoção da Saúde Mental”, assunto sério tratado de forma divertida e lúdica. 

Janeiro Branco: "CAPS Esperança" - Aquidabã(SE)

Nessa quinta-feira, 10, familiares e usuários do “CAPS Esperança”, em Aquidabã(SE), foram surpreendidos pelos profissionais do equipamento com atividades sobre prevenção em saúde mental em emocional.

Janeiro Branco - Lar dos idosos - Ribeirópolis (SE)

Nessa quarta-feira, 9, a rotina no Lar dos idosos Dra. Maria do Carmo Nascimento Alves, no município de Ribeirópolis, foi alterada por uma atividade promovida pela equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família -NASF, composta por fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social.

Janeiro Branco: CAPS Carira (SE)

"A importância dos cuidados com a saúde mental e emocional" foi tema de palestra no Centro de Atenção Psicossocial "CAPS Acordar para a Vida", no município de Carira (SE).

Janeiro Branco: Escola Paulo Sarasate - São Cristóvão (SE)

Estudantes da Escola Estadual Paulo Sarasate participaram nessa quarta-feira, 9, da palestra "Alcoolismo e bullying na adolescência".

JANEIRO BRANCO

Confira nessa entrevista da psicóloga Karolline Carvalho Macêdo Neres (CRP 19/0822)

JANEIRO BRANCO

Janeiro é mês de projeção, de autoavaliação e de conscientização sobre a saúde mental. Em entrevista ao programa Balanço Geral, exibido pela TV Atalaia (Record TV), o psicólogo Bruno Madureira explica como a saúde mental pode refletir na saúde física.

Profissionais de São Cristóvão/SE participam de atividade sobre saúde mental em alusão ao Janeiro Branco

Nessa quarta-feira, 3, profissionais da Unidade Básica de Saúde José Raimundo Aragão, em São Cristóvão/SE, participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental do trabalhador.

RESULTADO PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO CRP19

Vimos informar o resultado da seleção de estágio extracurricular (não obrigatório) para Psicologia com atuação junto ao CREPOP local.

Conselho de Psicologia de Sergipe se prepara para o Janeiro Branco

O início de cada ano é um período repleto de expectativas e planejamentos para o futuro.

CRP19 abre vaga para estágio

Saiba mais ...

CRP19 passa por auditoria externa em atendimento à legislação

Foi realizada entre os dias 23 e 27 de julho de 2018, auditoria externa pela empresa AUDIMEC – AUDITORES INDEPENDENTES S/S, contratada pelo Conselho Federal de Psicologia, para analisar a prestação de contas da gestão, demonstrações contábeis, processos licitatórios, recebimentos e pagamentos e atividades correlatas do exercício de 2017.

Injustiça racial será tema de roda de conversa no CRP19

Quem ganha com a invisibilização da população negra? Quem ganha com a não consciência da história desse país? Quem ganha, quem perde, como perde e o que perde com o racismo? Por que precisamos do Dia da Consciência Negra? Consciência negra é só pra negros?

Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP19 lança campanha ORIENTE-SE

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (19? Região), por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização, lançará na segunda-feira, 12, a campanha ORIENTE-SE: PSICOLOGIA & VOCÊ.

TJ/SE decide: contratação de clínica e psicólogo/a perito para o Detran somente por licitação

Uma decisão da Justiça deve obrigar o Departamento Estadual De Trânsito (Detran/SE) a realizar licitação para contratação de empresas e profissionais especializados (médicos e psicólogos) para realização de perícia para renovação de Carteira Nacional de Habilitação e Permissão para dirigir.

CRP19 participa de oficina sobre Código de Processamento Disciplinar

A Conselheira Secretária e membro da Comissão de Ética, Bruna Santana de Oliveira (CRP19/2870), e a Orientadora Fiscal, Marcela Flores Cardoso Sobral (CRP19/1096) participaram, em Brasília (DF), no dia 20 de outubro, da oficina sobre Código de Processamento Disciplinar (CPD).

Panorama das Organizações: construções e dilemas

Um painel institucional, com a mediação do graduando da UFS, Klécio Barbosa da Silva Assis, membro do GT de Relações Interétnicas do CRP19, encerrou o segundo dia do Congresso Sergipano de Psicologia.

Clínica Ampliada e Práticas Inovadoras

No segundo dia de debates do III Congresso Sergipano de Psicologia, as atividades acontecem no campus Farolândia da Universidade Tiradentes.

Workshop orienta sobre Elaboração de Documentos Psicológicos Escritos

Dentro da programação do III Congresso Sergipano de Psicologia, as psicólogas Marcela Flores Cardoso Sobral, Orientadora fiscal do CRP19 e Lidiane de Melo Drapala, promoveram o primeiro workshop "Elaboração de Documentos Psicológicos Escritos (Legislações e reflexões)".

Workshop sobre avaliação psicológica para porte de arma de fogo

A psicóloga Maria Emília de Melo Bôto trouxe para o III Congresso Sergipano de Psicologia os conhecimentos produzidos no campo da avaliação psicológica para o porte arma de fogo no uma exigência da legislação brasileira, com o workshop "O contexto da avaliação psicológica para porte de arma de fogo!".

Mindfulness

Ter atenção plena, sair do piloto automático e começar a notar as ações e conseguir fazer escolhas mais conscientes.

Workshop discute as confluências e distanciamento entre doulas e psicologia

Workshop discute as confluências e distanciamento entre doulas e psicologia

Workshop discute as confluências e distanciamento entre doulas e psicologia

"Doulas e Psicologia: confluências e distanciamentos" foi o temática do workshop ministrados pela psicólogas Psicóloga Elisleide Santos Alcântara Rocha e Tamyres Lima Santos, durante o III Congresso Sergipano de Psicologia, nesse segundo de encontro que acontece na Universidade Tiradentes, campus Farolândia, em Aracaju(SE).

A ética aplicada em diversos contextos

A sexta conferência do III Congresso Sergipano de Psicologia abordou "A ética aplicada em diversos contextos: filosofia, saúde e psicologia".

A Psicologia e as Políticas sobre as drogas

A roda de conversa do Grupo de Trabalho (GT) "A Psicologia e as Políticas sobre as drogas" do CRP19 propôs o debate sobre as políticas sobre drogas no Brasil. Participaram das discussões Antônio Carlos Ribeiro Junior (Mestrando em História Social-UFBA), Henrique Oliveira (MSC. Em Políticas Sociais e Cidadania-UcSal) e Érika Santana Leite, presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres/SE.

III Congresso Sergipano de Psicologia antecipa as discussões do Setembro Amarelo

O III Congresso Sergipano de Psicologia antecipou as discussões e lançou o chamamento para o mês de valorização da vida com a roda de Conversa "Prevenção ao suicídio: possibilidades de intervenções durante o Setembro Amarelo".

III Congresso Sergipano de Psicologia antecipa as discussões do Setembro Amarelo

O III Congresso Sergipano de Psicologia antecipou as discussões e lançou o chamamento para o mês de valorização da vida com a roda de Conversa "Prevenção ao suicídio: possibilidades de intervenções durante o Setembro Amarelo".

A psicologia no projeto neoliberal

sétima conferência desta terça-feira, do Congresso Sergipano de Psicologia, trouxe o Prof. Dr. Leomir Cardoso Hilário (UFS) e o Prof Dr. Marcus Vinícius Oliveira Santos (Maurício de Nassau) para o campus Farolândia, da Universidade Tiradentes, para debater "A psicologia no projeto neoliberal: biopolítica e psicopolítica".

Análise (de implicação) dos lugares institucionais

"Análise (de implicação) dos lugares institucionais que ocupamos e nossas implicações político-afetivas com os rumos da Psicologia" foi o tema da conferência que encerrou as atividades do primeiro dia do III Congresso Sergipano de Psicologia que aconteceu no Teatro Tiradentes (campus centro).

Repensando a prática pedagógica

A Profª. Drª. Milena Cristina Aragão, da Faculdade Estácio de Sergipe, Profª. Drª. Tacyana Karla Gomes Ramos, da Universidade Federal de Sergipe e a Profª Drª Katita Jardim, da Universidade Tiradentes promoveram o debate sobre o tema "Psicologia e educação: a importância de (re)pensar a prática pedagógica", na terceira conferência deste dia de abertura do III Congresso Sergipano de Psicologia.

Ensino, Pesquisa e Extensão da Psicologia em debate no Congresso Sergipano de Psicologia

A segunda conferência do III Congresso Sergipano de Psicologia trouxe o tema "Novos/velhos olhares... Ensino, Pesquisa e Extensão da Psicologia".

Congresso de Psicologia propõe debate sobre Direito à Cidade

A primeira conferência do III Congresso Sergipano de Psicologia propôs em debate o "Direito à Cidade: Olhares e Reflexões", com os palestrantes Prof. Dr. Helmir Oliveira Rodrigues, da Universidade Federal de Sergipe, a Prof?. Dr?. Zenith Nara Costa Delabrida, da Universidade Federal de Sergipe.

Orquestra Menino Jesus se apresenta na abertura do III Congresso Sergipano de Psicologia

O III Congresso Sergipano de Psicologia abriu espaço para apresentação do trabalho magnífico feito pelo Instituto e Creche Menino Jesus com crianças e adolescentes do bairro São Carlos e adjacências, em Aracaju. Sob a regência do maestro Gustavo Andrade, a Orquestra Menino Jesus, surgiu há 12 anos como Oficina de Música.

CRP19 promove debates sobre o papel da Psicologia nos diversos setores da sociedade

Em homenagem do mês da Psicóloga e do Psicólogo, o Conselho Regional de Psicologia da 19? Região, em parceria com a Universidade Tiradentes, abriu na manhã dessa segunda-feira, no Teatro Tiradentes (Campus centro), o III Congresso Sergipano de Psicologia.

Setembro Amarelo: Uma Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

O Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região abraça a Campanha "Setembro Amarelo" e convida as(os) psicólogas(os) do Estado de Sergipe a se somarem a esta causa.

Presidente do CRP19 participa de debates sobre políticas públicas no Piauí

O presidente do Conselho Regional de Psicologia da 19 Região, Frederico Alves de Almeida (CRP19/ 2849) participa, em Teresina (PI), da etapa nordeste do IX Seminário Psicologia e Politicas Públicas.

Candidatos a monitoria do III Congresso de Psicologia de Sergipe participam de treinamento

Nesse sábado, 28, o Conselho Regional de Psicologia da 19? Região promoveu a primeira reunião com as pessoas interessadas na monitoria do III Congresso Sergipano de Psicologia.

Conselho de Psicologia assina convênio com UNIT

Na manhã dessa quinta-feira, o Conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia da 19? Região, Frederico Alves, assinou convênio com a Universidade Tiradentes que garante descontos para cursos oferecidos pela instituição para psicólogas e psicólogos de Sergipe.

Inscrições esgotadas para o III Congresso Sergipano de Psicologia

O III Congresso Sergipano de Psicologia, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da 19? Região (CRP19), teve suas inscrições encerradas.

NOTA DE REPÚDIO

Saiba mais ...

III CONGRESSO SERGIPANO DE PSICOLOGIA

Faça sua inscrição! Evento gratuito!

Polícia Federal em Sergipe está com período de inscrição aberto para o credenciamento de psicólogos

O credenciamento é o documento que autoriza os profissionais da Psicologia, devidamente habilitados, a realizar avaliações e emitir laudos para comprovação de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo de particulares.

CRP19 realiza terceira edição do Congresso Sergipano de Psicologia

Com o objetivo de dialogar, refletir e avançar no debate sobre o papel da psicologia nos diversos setores da sociedade brasileira, além de viabilizar o registro da produção local nos anais da profissão, o Conselho Regional de Psicologia da 19? Região realiza de 27 a 29 de agosto de 2018, o III Congresso Sergipano de Psicologia.

Psicólogos sergipanos participam do 21° Congresso Brasileiro de Psicodrama

A Conselheira Tesoureira do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, Vanessa Ramalho Ferreira Strauch, participou do 21° Congresso Brasileiro de Psicodrama, que aconteceu em Fortaleza(CE), no período de 27 a 30 de abril.

CRP19 participa das discussões da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia

O Conselheiro vice-Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe , Baruc Correia Fontes, participou na quinta-feira, 26 de abril, em Brasília (DF), da 4ª Reunião Presencial da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do II Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia.

CRP19 realiza segunda assembleia conjunta de profissionais e entidades representativas da Psicologia em Sergipe

Organizada pelo Conselho Regional de Psicologia, a segunda assembleia das(os) psicólogas(os) de Sergipe, realizada nessa quinta-feira, 26, na Faculdade Estácio de Sergipe, contou com a participação de profissionais e de representantes do CRP19 e do Núcleo Sergipano da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).

CRP19 participa de ato contra o feminicídio em Estância

Usando uma fita branca no peito, militantes dos direitos humanos, profissionais de diversos segmentos e moradores da cidade de Estância, participaram nessa terça-feira (24), do ato "Movimento Mulheres pela Vida", uma resposta aos casos de violência contra mulheres no município.

NOTA DE REPÚDIO AO PL 74/2017 – CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA/SERGIPE

Saiba mais...

CRP19 realiza assembleia para debater estratégias de valorização da profissão em Sergipe

Com o objetivo de discutir a precarização e as condições de trabalho da(o) profissional da Psicologia em Sergipe, o Conselho Regional de Psicologia da 19ª região realizou uma assembleia, nessa quinta-feira, 12, na Faculdade Estácio de Sergipe, em Aracaju.

CRP19 emite nota de repúdio contra o salário oferecido em processo seletivo para psicólogas no município de Japoatã

Saiba mais...

Pará recebe a etapa Norte do IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas

A etapa da Região Norte do IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas ocorrerá nos próximos dias 5 e 6 de abril no Auditório José Vicente Miranda, Instituto de Ciências jurídicas (ICJ), na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA).

CRP19 participa do Fórum Social Mundial

O Conselho Regional de Psicologia, representado pela psicóloga Lidiane de Melo Drapala (CRP19/1664), pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/CRP19) e membro fundadora do GT de Gênero e Diversidade Sexual da autarquia em Sergipe, participa do Fórum Social Mundial, em Salvador (BA).

Faculdade Estácio recebe o projeto Conselho Itinerante do CRP19

Atendendo ao convite da coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio, em Aracaju, a psicóloga Marcela Flores Cardoso Sobral (CRP19/ 1096), responsável pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), do Conselho Regional de Psicologia (CRP19) participou, nessa terça-feira, 6, da abertura mês da mulher na instituição.

Psicólogos de Sergipe encaminham dez propostas para novo currículo nacional do curso de Psicologia

O Sistema Conselhos de Psicologia, juntamente com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), está promovendo a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação de Psicologia a partir de uma perspectiva democrática e participativa entre os atores da formação (psicólogas/os, coordenadoras/es, professoras/es e estudantes de Psicologia).