CRP19 participa de movimento à NÃO privatização da saúde mental em Sergipe

26/02/2016 - 14H36






          Nesta quinta-feira (25) representantes de entidades de classe, militantes da saúde, trabalhadores, usuários e  familiares de pacientes realizaram ato público em  frente à Assembleia Legislativa de Sergipe, em defesa do CAPS David Capistrano e por melhorias da atenção à saúde mental ofertada em todo estado.

          “O Conselho Regional de Psicologia – 19a Região se soma à essa manifestação para dizer não à terceirização, não só da unidade  David Capistrano, como também à privatização dos serviços de  saúde mental”, disse Alan Santa, Conselheiro do CRP19.
Após o ato, os manifestantes ocuparam as cadeiras do plenário da casa legislativa   para acompanhar o grande expediente e  participar  de palestras sobre a saúde mental, realizadas por integrantes do coletivo Loucomotiva Sergipe.

          Finalizada a  sessão, os parlamentares se comprometeram a trazer as discussões sobre saúde mental para as comissões da casa. Também foi acordado a solicitação de financiamento para construção de um Centro de Convivência no estado de Sergipe,  uma unidade pública, articulada às Redes de Atenção à Saúde, em especial à Rede de Atenção Psicossocial, onde são oferecidos à população em geral espaços de sociabilidade, produção e intervenção na cultura e na cidade.

          “As atividades representam um grande avanço na capacidade de luta e articulação das pessoas envolvidas com a saúde mental de Sergipe. O poder Legislativo se demonstrou receptivo às pautas da atenção psicossocial, o CRP19 vem acompanhando os movimentos da saúde mental, apoiando e participando das  iniciativas que buscam um melhor atendimento aos usuários, reafirmando o compromisso social da psicologia e sua postura ética”, finalizou Alan Santana.