Setembro Amarelo: Uma Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

30/08/2019 -22H13

                 O Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região abraça a Campanha “Setembro Amarelo” e convida as(os) psicólogas(os) do Estado de Sergipe a se somarem a esta causa. A iniciativa tem o objetivo de incentivar profissionais de Psicologia a planejar e desenvolver ações de conscientização em prol da “Valorização da Vida” e “Prevenção ao Suicídio”.

                  A participação na Campanha é voluntária e as(os) profissionais e equipes de trabalho que se engajarem nesta Causa serão certificadas(os) pelo CRP 19 de acordo com as atividades promovidas. As(os) interessadas(os) precisam planejar as ações e enviá-las, antes da realização do evento, ao e-mail setembroamarelo@crp19.org.br com os seguintes dados:


✔EVENTO: Título e Caráter da Atividade (Roda de Conversa, Palestra, Oficina, Vivência, Panfletagem, Caminhada, etc);


✔FACILITADORES: Nome completo da(o) Psicóloga(o) com CRP e, se houver, nome completo e função das(os) demais Facilitadoras(es);
 
✔DATA:

✔LOCAL: Nome do Local onde ocorrerá a Ação com Endereço Completo;

✔HORÁRIO:

✔REALIZAÇÃO: Se houver, Instituição que está promovendo o Evento;

✔APOIO: Se houver, Instituições que apoiam a realização do Evento;
 
✔PÚBLICO ALVO: Pessoas a quem se destina a Atividade;
 
✔CONTATO: Fone de Contato da(o) Psicóloga(o) responsável pelo Evento.

 
                  Após a realização do trabalho, para fins de certificação e publicização, a(o) profissional de Psicologia deverá enviar uma breve descrição do evento com os registros fotográficos do trabalho desenvolvido.

                  O suicídio é um assunto ainda considerado tabu e pouco discutido na sociedade afetando pessoas de todas as idades, culturas e perfis socioeconômicos. A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2018 sobre tentativas e óbitos por suicídio no país, o estado brasileiro com maior número de tentativa de suicídio por autointoxicação é Sergipe, com taxa de 2,3 por 100 mil habitantes evidenciando a importância da sensibilizar população sobre os meios de prevenção.

                  Abraçar a Campanha é uma forma de reforçar o compromisso social da Psicologia com a sociedade e colaborar com a a difusão de informações que auxiliem as pessoas na identificação de sinais de alerta, meios de buscar ajuda e redes de apoio.

                  Temas transversais que possuam relação com o desencadeamento de suicídios podem ser associados ao tema principal da campanha como forma de chamar atenção sobre os fatores de risco e formas de prevenção, tais como, Bullying, Cyberbullying, LGBTfobia, Uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas, Contextos biopsicossociais, Automutilação, Suicídio e ciclos de vida, Adolescência, Sentido e propósito de vida, Mitos e Tabus envolvendo o suicídio, Políticas públicas, Rede de Atenção Psicossocial e outras Redes de Apoio, Alternativas de prevenção e tratamento, Transtornos mentais, dentre outros.

Participe!

Todas(os) juntas(os) pela Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio!