CRP19 participa de reunião das Comissões de POT do Sistema Conselhos

21/08/2019 -17H31

                  A Conselheira Secretária, Lidiane dos Anjos, participou em Brasília, representando o Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região, da Reunião das Comissões de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Sistema Conselhos. O evento aconteceu na sexta-feira, 16 de agosto, e reuniu representantes de todos os Estados que possuem Comissão de POT. Entre as dificuldades apresentadas, uma pauta em comum: o desafio de aproximar os Conselhos das(os) profissionais que atuam na área.

                   “Precisamos estabelecer um diálogo entre a categoria e o Conselho. Essa carência não acontece somente em Sergipe, mas em todos os CR´s”, falou Lidiane dos Anjos, coordenadora da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP19.

                   As(Os) Conselheiras(os) participaram do debate sobre “Análise de conjuntura atual e das transformações no mundo do trabalho”, com Paulo kliass, Doutor em Economia pela Universidade de Paris 10 e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.  

                   “Esse panorama da atual crise econômica revela o quanto o momento impacta também nas contratações de psicólogas(os) nas empresas. Por focar na produtividade e entender que o fator humano pode ficar em segundo plano, muitas empresas abriram mão da Psicologia, dos Recursos Humanos”, revelou.

                   Segundo Lidiane dos Anjos, entre os encaminhamentos, ficou definido a realização de campanhas de valorização profissional diante da concorrência, por exemplo, dos Coaches. Ficou definido ainda o mapeamento sobre quem são as(os) psicólogas(os) que trabalham hoje na POT. “Além disso vamos desenvolver campanha de sensibilização dos gestores para que possam entender a importância da Psicologia do Trabalho. Simultaneamente vamos estreitar relações em parcerias com Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e outras áreas”, confirmou.  

                    Ainda na pauta de discussão, assuntos como   PLS 439/15, que estabelece que cargos e funções com atribuições voltadas para os campos da Administração, em organizações privadas, não governamentais e públicas, somente poderão ser providos por Tecnólogos e Administradores profissionais regulares; Projeto de Lei das 30 horas; Piso salarial e andamento da Reforma da Previdência.