CRP19 participa do Encontro Nacional da ABEP

12/06/2019 -8H22

                A Conselheira Secretária Lidiane dos Anjos participa do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia que acontece em João Pessoa (PB), de 13 a 15 de junho.

                 Com o tema “20 anos em defesa do compromisso ético social na formação em Psicologia” , a 12ª edição do evento debaterá aspectos que permeiam a formação em Psicologia, a exemplo das  diretrizes curriculares,  inserção do trabalho da/o psicóloga/o nas políticas públicas, as novas demandas e a ampliação do campo da profissão, os direitos humanos no contexto da desigualdade e o direito à diferença, ética, ciência e laicidade e o papel da ABEP frente a essas temáticas na atual conjuntura do brasileira.

                 Os saberes serão compartilhados em conferências, mesas redondas, rodas de conversa, minicursos e pôsteres. A representante do CRP19 participa, no dia 14, da mesa “Crise na universidade pública e mercantilização da educação”. 
 
                 De acordo com Lidiane dos Anjos,  Doutora em Psicologia (PUC-SP) e professora, é preciso compreender a Universidade como um espaço de atuação psicossocial transformadora e emancipadora,  analisar a precarização do trabalho dos professores e sua relevância social no percurso histórico, no que tange a relação com o Estado, a sociedade, a ideologia capitalista e o cotidiano do trabalho. "É a partir de uma análise geral das relações do Capitalismo com os temas Trabalho e Educação, que se busca estabelecer formas de superação da alienação e propostas de meios para uma transformação social realmente efetiva. Discutir isso na formação de novos profissionais é crucial para a política de educação que queremos: implicada politicamente e participante dos debates teórico-práticos de suas formações", disse.

                 Durante o encontro que vai reunir professores, coordenadoras/es de curso, pesquisadoras/es, psicólogas/os e estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia e áreas afins, serão premiados os melhores trabalhos de estudantes de Psicologia na XI Edição do Prêmio Sílvia Lane.