CRP19 participa de seminário sobre " a desconstrução da lógica manicomial" em Brasília

17/10/2015 - 20h41

CRP19 participa de seminário sobre " a desconstrução da lógica manicomial" em Brasília A Psicóloga Karla Melo Santos, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRP 19, participou nos dias 15 e 16 de setembro, em Brasília (DF), do Seminário "A desconstrução da lógica manicomial – construindo alternativas", evento promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante o evento foram apresentadas experiências exitosas. "Um dos palestrantes, Ernesto Venturini, psiquiatra, colaborador de Franco Basaglia no processo de desinstitucionalização na Itália falou sobre a luta antimaniconial que acontece naquele país desde 2014", relatou Karla Melo.

Estados brasileiros como Minas gerais (MG) e Goiás (GO) também apresentaram alternativas possíveis e os desafios da inclusão nos serviços substitutivos residenciais terapêuticos. "Uma experiência fantástica que já apresenta resultados com o programa de reinserção do cidadão".

"O evento trouxe, principalmente, a perspectiva de construção de soluções para a problemática dos manicômios judiciários. Residência terapêutica já é uma realidade em muitos lugares. Isso nos faz acreditar que essa é uma utopia possível", finalizou Karla Melo.