CRP 19 concede honra ao mérito à psicólogas 

                Em noite e celebração pelo Dia do Psicólogo, o Conselho Regional de Psicologia – 19ª  Região concedeu honra ao mérito a três psicólogas. Um reconhecimento pela atuação na construção da Psicologia no Estado de Sergipe.

                Sempre queremos comemorar vitórias. Mas precisamos lutar para conquistá-las. Essas três mulheres  foram desbravadoras. Hoje rendemos homenagens a Elizabete Ventura, Íris Delmar e Edelvaisse Ferreira”, disse Adriano Barros, Conselheiro Presidente do CRP-19.

Elizabete Ventura  dos Santos

                Era uma, entre os duzentos e poucos psicólogos registrados no CRP Sergipe com vinculação à Bahia, o CRP03.  Por sua atuação teve o nome  indicado para uma eleição. Entrou para uma jornada que duraria apenas três anos. Ficou seis anos consecutivos. Sempre com a presença constante de Íris Delmar, outra personagem importante na construção, do hoje estruturado CRP19.
Elizabete Ventura conta que o CRP 03, pólo Aracaju, funcionou no consultório dela, por aproximadamente, três anos e que na primeira gestão foi realizada uma seleção  para a primeira secretária do Conselho em Sergipe: Julyete Ventura  que ocupa o cargo até hoje e também foi homenageada durante encontro cultural.

                A segunda gestão já foi na nova tão sonhada sede onde está até hoje. Essa foi a maior conquista na época com a colaboração de todos que faziam a diretoria em Salvador. A vida de um conselheiro na época era composta de atendimentos a estudantes e profissionais da área; idas mensais às plenárias em Salvador; reuniões com outras categorias profissionais nas lutas comuns a todos; palestras em escolas sobre os diversos papéis do psicólogo; parceria com o Conselho Municipal de Saúde, onde com profissionais diversos visitávamos e avaliávamos as instituições de saúde da cidade; participação em eventos de grande porte como AÇÃO GLOBAL com vários psicólogos voluntários mostrando e orientando a população sobre o que é a psicologia e seu nível de alcance; participação em congressos regionais e nacionais de Psicologia, entre tantas outras ocupações que a memória agora não permite o acesso”, lembrou.

                Elizabete Ventura, hoje reside em Recife e não pôde comparecer à celebração. Foi representada pelo filho, Thiago César Ventura que leu emocionado o discurso enviado pela homenageada. Em seu texto Elizabete finaliza dizendo: “...a todos meu muito obrigada e que o que fizemos de bom sirva de exemplo para as próximas gerações de conselheiros.  É maravilhoso saber que nossos nomes podem ser lembrados por muitos com afeto e respeito”.

Íris Delmar Lima de Medeiros

                A representação de Sergipe no CRP03 era dividida com outra Psicóloga: Íris Delmar, a segunda homenageada da noite. Psicóloga graduada pelo UNIPÊ, pós graduada em Psicodrama pela SOPSBA/FEBRAP,  atuou em Sergipe como Psicóloga do Centro de Reabilitação Infantil de Aracaju, da Clínica Escola  Rosa Azul, como Psicoterapeuta de crianças e adolescentes, como Consultora escolar e Supervisora no Curso de Formação em Psicodrama pela PROFINT. Atualmente, reside na Paraíba e encerrou suas atividades profissionais neste ano de 2015.

                Íris Delmar não pôde comparecer ao evento. Foi representada pela psicóloga Carla Cristina Storino que leu um discurso traçado em gratidão. “Estou muito honrada em receber este convite do CRP 19. Só tenho a agradecer a lembrança e torcer,  à distancia, pelo pleno desenvolvimento da Psicologia em Sergipe com essa Gestão e com outras que virão” escreveu.

Edelvaisse Mendonça Ferreira

                Os anos se seguiram e o pólo Sergipe foi se estruturando. Outros gestores assumiram.  Em 2007, o Pólo Sergipe foi elevado à categoria de secção e ganhou o seu primeiro Comitê Gestor. Edel Ferreira, a terceira homenageada, começava a escrever mais um capítulo dessa história. Junto com outros Psicólogos definia as primeiras estratégias e ações para viabilizar a criação do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe. Em 2008, ela passou a comandar um novo grupo gestor da Secção Sergipe. Quando do desmembramento do CRP03, em 2010, Edel Ferreira foi eleita a  primeira presidente do recém-criado CRP19.

                A ex-presidente não compareceu e não enviou representante ao encontro cultural. Por email, agradeceu a comenda: “... é grande a minha satisfação ao ver reconhecido o trabalho que realizei em prol da Psicologia enquanto estive à frente do CRP 19 e sinto-me honrada pela homenagem que o meu Conselho me presta num dia tão especial para a nossa profissão”.