Encontro Cultural marca o Dia do Psicólogo em Sergipe

O Conselho Regional de Psicologia -19ª Região promoveu, na noite de 28 de agosto, na Associação do Engenheiros Agrônomos  de Sergipe, um encontro cultural em homenagem ao Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto. 

A celebração foi aberta com o discurso de boas vindas do Conselheiro Presidente da autarquia que fez uma análise do trabalho desenvolvido  e do compromisso com a coletividade.  “O desejo de construir uma psicologia sergipana mais presente na vida dos cidadãos sergipanos  faz com que nossas ações  continuem consistentes na promoção do compromisso social  de nossa categoria.  As lutas diárias  travadas por psicólogos sergipanos,  abnegados para promoção de uma sociedade mais equânime,  faz do CRP19  uma organização essencial para garantir a promoção dos direitos humanos, possibilitando o diálogo com as pessoas e instituições  e contribuindo  para a consolidação  da democracia  e respeito à diversidade humana em nosso Estado”, disse Adriano Barros.   

O Conselheiro Presidente falou ainda das lutas da classe: 30 horas, piso salarial, melhores condições de trabalho e lembrou do empenho de profissionais  desbravadores da psicologia sergipana na construção do conselho no Estado. “Aproveitando a simbologia da luta em nossa classe , vamos homenagear  três figuras significativas  à gênesis  do CRP19: as psicólogas Elizabete Ventura  dos Santos, Íris Delmar Lima de Medeiros e a nossa primeira presidente Edelvaisse Mendonça Ferreira”.

A noite contou com a apresentação do  projeto  “Em Cena” e o Sociodrama "Psicólogos na atualidade: soluções para tempos de crise", que teve a direção de Cybele Ramalho,  psicóloga, psicoterapeuta junguiana,  psicodramatista e diretora técnica da clínica-escola Profint-Profissionais Integrados. 

Participaram ainda das comemorações, o professor e psicanalista Ricardo Barreto, presidente  do Círculo Brasileiro de Psicanálise; a professora Marlizete Maldonado Vargas, coordenadora do LLPS – Laboratório de Planejamento  e Promoção  à Saúde da Universidade Tiradentes  e  a professora aposentada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Maria Benedita Lima Prado.

Profissionais da Psicologia, familiares e amigos se despediram da noite de celebrações com a boa música da  cantora Raquel Diniz e o instrumentista  Denisson Cléber.