Psicólogos sergipanos participam do 21° Congresso Brasileiro de Psicodrama

01/05/2018 -21H59


               A Conselheira Tesoureira do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, Vanessa  Ramalho  Ferreira Strauch, participou do 21° Congresso Brasileiro de Psicodrama, que aconteceu em Fortaleza(CE), no período de 27 a 30 de abril. O evento reuniu cerca de 700 profissionais da Psicologia, Psiquiatria e de outras áreas, do Brasil, Argentina, Costa Rica, Chile entre outras nacionalidades. Cerca de 45 profissionais de Sergipe participaram dos debates.

               Com o tema “Relações Transformadoras”, o encontro reuniu  nomes como o filósofo americano professor de Bioética da Universidade da Pensilvânia, Jonathan Moreno, filho do médico psiquiatra romeno criador do Psicodrama, Jacob Levy Moreno (1889-1974), além de  autores renomados, a exemplo de  Sérgio Perazzo (RJ/SP), Rosa Cukier (SP), Fonseca Filho (SP), Dalmiro Bustos (Argentina),  Paulo Amato (CE), Rosa Lídia (SP), Antônio Carlos Souza (BA), Rosana Rebouças (BA), Cybele Ramalho (SE), dentre outros.

               Os pós moreniamos brasileiros já publicaram mais de 200 livros e  3000 artigos científicos da década de 70 até o presente. No Norte/Nordeste há quatro escolas de formação filiadas à FEBRAP-Federação Brasileira de Psicodrama, uma delas é sergipana.

               De acordo com a Conselheira Vanessa Ramalho, psicodramatistas  sergipanos e representantes desta clínica escola, apresentaram  trabalhos escritos, aulas e vivências, sendo que um dos artigos foi premiado em primeiro lugar do nível Psicodramatista Didata (Débora Cestaro) sobre a "técnica do Cantodrama". Dois pôsteres também foram premiados:  em primeiro,  Joseane Bispo, sobre "Sentir-se Negra, etnodrama e relações interétnicas" e em segundo,  Karine David, sobre "Vítimas de violência e uso de Objeto Intermediário".  As aulas de Cybele e Vanessa Ramalho sobre  o Sandplay psicodramático na terapia de casal/infantil e o Sociodrama Relações transformadoras na Prevenção do Suicídio - todos importantes contribuições de intervenção social, também foram premiadas.