Psicólogos de Sergipe encaminham dez propostas para novo currículo nacional do curso de Psicologia

26/02/2018 -16H13


               O Sistema Conselhos de Psicologia, juntamente com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), está promovendo a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação de Psicologia a partir de uma perspectiva democrática e participativa entre os atores da formação (psicólogas/os, coordenadoras/es, professoras/es e estudantes de Psicologia).

               Nesse sábado, 24, o Núcleo ABEP Sergipe realizou, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia 19ᵃ Região (CRP- 19), a reunião preparatória para discussão das DCN de Psicologia. Estiveram presentes no evento 10 profissionais de Psicologia, em sua maioria docentes, e três alunos de diferentes Instituições de Ensino Superior do Estado.

               A reunião se iniciou com a apresentação do processo de revisão das DCN'S pela coordenadora do Núcleo ABEP Sergipe, Profᵃ. Drᵃ. Rochelle Bezerra Barbosa. Em seguida diversos temas de grande importância para a formação em Psicologia, tais como Estágios, Metodologias de ensino-aprendizagem, Sistema de Avaliação, Licenciatura em Psicologia, Educação a Distância, entre outros entraram em discussão. O debate resultou em 10 proposições que poderão fazer parte das novas DCN's de Psicologia. "No evento, tivemos psicólogos com longo percurso na profissão, outros iniciando esse fazer, outros iniciando em Sergipe. Foram poucos, mas valiosos representantes dessa profissão ainda recente e que atravessa seus desafios, em tal conjuntura social, política e educacional do Brasil. O que torna mais relevante se refletir, criticamente, as diretrizes curriculares às graduações no País”, disse a Profᵃ. Drᵃ. Rochelle Bezerra Barbosa, coordenadora do Núcleo ABEP Sergipe.

               A Conselheira do CRP19, Profᵃ. Ms. Lidiane dos Anjos também participou das discussões. “Enquanto psicóloga, conselheira e docente me vejo no compromisso de somar ao debate das Diretrizes Curriculares da Psicologia, como forma de garantir a qualidade da formação bem como a manutenção dos princípios que norteiam a nossa cientificidade”, afirmou

               As reuniões preparatórias são evento livres com o objetivo de democratizar o processo de discussão sobre a formação em Psicologia e se constituem como a primeira etapa do processo de revisão das DCN'S de Psicologia que está detalhado no Regulamento do Encontro Nacional das DCN.
As propostas elaboradas em cada reunião preparatória serão encaminhadas para o Encontro Regional das DCN, que ocorrerá em Recife, dia 7 de abril de 2018, quando todas as propostas elaboradas pelas Reuniões Preparatórias da região Nordeste serão discutidas e votadas para serem encaminhadas para etapa nacional. O Encontro Nacional das DCN'S de Psicologia acontece em Brasília (DF), em 5 de maio de 2018. "Participar desse processo democrático e de construção coletiva de propostas à nova DCN dos cursos é fazer parte de um momento histórico para a formação em Psicologia", afirmou a Profᵃ Drᵃ Suenny Fonsêca de Oliveira, Diretora da ABEP.