Música para falar sobre saúde emocional com idosos

28/01/2018 -21H19


               A psicóloga Manuela Abreu Damasceno (CRP19/1774) convidou os idosos do Bairro Lamarão para participar de uma atividade alusiva à Campanha Janeiro Branco. O trabalho aconteceu na terça-feira, 16, e contemplou os integrantes do “Grupo Reviver”, vinculado aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência de Assistência Social “CRAS Dr. Carlos Fernandes de Melo”.

               No encontro, em formato de Roda de Conversa,  a profissional entregou uma caixa aos idosos contendo mensagens de reflexão sobre saúde mental e emocional. Uma música era executada enquanto a caixa passava entre os participantes. O som era interrompido e o integrante que estivesse com a caixa nas mãos sorteava ao acaso, pelo método de cumbuca, uma mensagem lendo-a em seguida para os demais integrantes do grupo.

               A fala era franqueada a fim de que todos os participantes pudessem trazer à tona suas experiências pessoas e compartilhar suas impressões acerca da temática. Marcada pela descontração e interatividade, a dinâmica favoreceu um debate e importantes reflexões sobre prevenção e cuidados com a saúde mental da pessoa idosa.

               No momento seguinte, uma micropalestra foi realizada e a psicóloga apresentou aos idosos os objetivos e a proposta da Campanha do Janeiro Branco, além de explicar aos o papel do profissional de psicologia e demais profissionais de saúde mental.