Os benefícios da gratidão à saúde física e mental

28/01/2018 -19H17


               Na segunda-feira, 22, a quadra de esportes do Colégio Bom Pastor, localizado no Bairro 18 do forte, zona norte de Aracaju, se transformou em um espaço de demonstrações de gratidão, trocas de afeto, partilhas e reflexões. A proposta de trabalho foi levada à instituição de ensino pela psicóloga Hortência Maria de Melo Santos (CR 19/2044) e pelo psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho (CRP19/1910).

               Numa palestra inicial, os facilitadores apresentam a Campanha Janeiro Branco aos professores e alunos do ensino fundamental maior e do ensino médio e, em seguida, demonstraram aos presentes os benefícios da gratidão para a saúde física e mental de quem a pratica. Alívio do estresse, melhoria do sono, redução dos índices de ansiedade e depressão e melhoria da vitalidade foram alguns dos aspectos elencados durante a preleção.

               A plateia de, aproximadamente 350 alunos foi, em seguida, dividida em subgrupos e um kit contendo mensagens de gratidão foi entregue ao professor de cada turma. Os alunos puderam distribuir doces e mensagens entre si e se confraternizar durante a atividade. A manhã foi marcada por momentos de descontração, interatividade e reflexões sobre os impactos positivos que a gratidão pode proporcionar na vida de que a pratica.

               Ao final, os professores  receberam panfletos da Campanha Janeiro Branco e foram convidados a serem multiplicadores dos aprendizados adquiridos. Aos professores do Colégio foram disponibilizadas cartilhas informativas com orientações sobre a campanha e os cuidados básicos com a saúde mental e emocional.