Seminário Janeiro Branco: cuidados com a saúde mental

26/01/2018 -21H55


              “Como pensar e promover a saúde mental no cotidiano?”. Foi com esse questionamento que a psicóloga Renata Aragão (CRP 19/3080), o psicólogo Tiago Rezende (CRP 19/3088) e a Prof. Drª. Camila Vorkapic, promoveram o Seminário Janeiro Branco, na segunda-feira, 22, na Faculdade Estácio de Sergipe, em Aracaju.

              “ A dupla da Psicologia, egressos da Faculdade, propôs uma reflexão sobre cuidado, autocuidado, relações interpessoais e intrapessoais.  “Essa troca de experiências sobre saúde mental, em um espaço onde temos estudantes de psicologia, profissionais da saúde, de administração, marketing e educação é muito potente. A saúde mental é construída em todos os espaços- reforço aqui, a cor branca desta campanha – nas telas brancas de cada espaço, podemos ser potentes ferramentas de cuidado”, disse Renata Aragão.

              “ “Dialogar sobre promoção em saúde mental na academia é de suma importância, uma vez que nesse espaço formativo, por vezes condições de saúde como a depressão e a ansiedade emergem na vida dos estudantes”, completou Tiago Rezende.

              “ Em uma contribuição científica e com foco na importância da prática de exercícios para o cuidado, a Prof. Drª. Camila Vorkapic, falou sobre a “Conexão Mente-Corpo: mudando paradigma da Neurociência”. “A construção de novos hábitos deve ser reforçada para que por meio da sinapse fortaleça novos caminhos”, disse a doutora Camila numa referência ao trocadilho científico entre cérebro e plasticidade: “use-o ou perca-o”. 

              “  “Tratar sobre o tema do cuidado foi o que me trouxe a faculdade de Psicologia. Entendo que a atuação de um profissional da área de psicologia, passa pelo pressuposto de autoconhecimento”, concluiu  o  estudante do décimo período, Fernando Aguiar, após os debates.