Qual o sentido da vida? Reflexões com adolescentes de Escola da zona sul de Aracaju

22/01/2018 -17H45


               O psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho (CRP19/1910) e o estudante de psicologia Jhon Lennon Aragão Marcelino, realizaram na quarta-feira, 17, uma roda de conversa com professores e alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no Bairro Ponto Novo, zona sul de Aracaju/SE. A reunião teve como objetivo dialogar com estudantes e docentes da instituição sobre “Propósito de Vida”, um dos objetivos da Campanha Janeiro Branco que visa alertar a população sergipana sobre prevenção e cuidados em saúde mental e emocional.

               O encontro foi marcado pela descontração e aconteceu em forma de debate. No decorrer das preleções, alunos do ensino fundamental maior puderam interagir com os palestrantes, tirar dúvidas relacionadas à temática e refletir sobre perspectivas de futuro e o sentido da vida.

               “Encontrar um sentido para a própria existência e não ter a sensação de estar vivendo em vão são mecanismos importantes de promoção de saúde mental altamente valorizados durante a Campanha Janeiro Branco. A falta de propósito e os sentimentos de desesperança em relação ao futuro relatados por jovens de todas as idades têm sido responsáveis pelo desencadeamento de psicopatologias diversas e um dos fatores que levam adolescentes ao envolvimento com vícios e a criminalidade”, explicou o psicólogo Pedro Alves.

               A proposta trazida pelos profissionais à instituição, teve o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de uma cultura de valorização da subjetividade, sendo o  autoconhecimento a principal ferramenta na busca de sentido e de motivação para viver.  Ao final do bate-papo, estudantes e docentes receberam cartilhas informativas com os objetivos da Campanha e os cuidados necessários à saúde da mente e das emoções.