Professoras participam de roda de conversa sobre "Propósito de Vida" em escola da zona sul de Aracaju

22/01/2018 -17H14


               O psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho (CRP19/1910) e o estudante de psicologia André Luiz Teles Ramos realizaram na sexta-feira, 12, uma roda de conversa com professoras da Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto, localizada no bairro Ponto Novo, em Aracaju(SE). O encontro objetivou levar ao corpo docente da instituição reflexões sobre o sentido da vida, um dos motes da Campanha Janeiro Branco que ocorre no Estado ao longo do mês.

               No início das atividades, as professoras foram convidadas a participar de uma atividade com o objetivo de desmistificar conceitos que permeiam o senso comum e que estão relacionados à temática da saúde mental.

               Houve espaço para debates, partilha de experiências e reflexões sobre meios adequados de se cuidar da saúde mental em caráter preventivo e buscar auxilio médico e/ou psicoterápico sempre que necessário para o enfrentamento de doenças como a depressão, transtornos de ansiedade, dentre outras.

               Para André Luiz, estudante de psicologia, a campanha abre caminho para reflexões sobre a importância do profissional de psicologia em espaços nos quais a saúde mental é assunto de extrema relevância. "Entrar numa escola para conhecê-la mais de perto é também entrar em contato com o espaço onde o jovem está formando sua identidade e adquirindo cultura. Pensando nisso, é preocupante perceber a falta que o psicólogo faz no desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares auxiliando o corpo docente, por exemplo, a lidar com a falta de aproximação dos responsáveis na educação dos filhos e com os inúmeros papéis que acabam sendo desempenhados pelo professor dentro da instituição. Vejo que é necessário instituir no ambiente educacional, além de campanhas de conscientização como o Janeiro Branco, políticas públicas que assegurem o lugar do psicólogo nesse ambiente, assim como tem ocorrido na política de assistência social", relatou.