Janeiro Branco: Dependência química e prevenção em saúde mental

14/01/2018 -13H36

                Os residentes do Centro Terapêutico Recomeçar participaram nesta quinta-feira, 11, de uma Roda de Conversa sobre Prevenção em Saúde Mental. A reunião, alusiva à Campanha Janeiro Branco, foi conduzida pela psicóloga Priscilla Guissoni de Faria (CRP 19/IS 046) e teve um caráter multidisciplinar contando com a participação da Assistente Social Aline Barreto e dos Conselheiros Terapêuticos Aldemir Oliveira e Carlos Ailton dos Santos.

                 O encontro teve como objetivo principal convidar os participantes a refletirem sobre uma possível relação entre os conflitos e traumas do passado e as dificuldades de  autoaceitação e equilíbrio emocional.

                 Durante a Roda de Conversa foi possível puderam dividir os conflitos vivenciados por conta da dependência química, compartilhar as experiências positivas durante o processo de recuperação e fazer uma reflexão sobre o modo como os conflitos e desequilíbrios emocionais, não resolvidos, podem contribuir para o desencadeamento do uso indevido de substâncias psicoativas.

                 A psicóloga finalizou a reunião enfatizando a importância de se falar sobre os próprios sentimentos e emoções e a buscar do auxilio profissional sempre que necessário como fator de prevenção e promoção em saúde mental.

                 No decorrer da Campanha, novos encontros estão programados para acontecer no Centro Terapêutico Recomeçar. No dia 14 os residentes irão participar de um debate sobre a “Reavaliação e fortalecimento de vínculos familiares como fatores de prevenção e equilíbrio emocional”. Já no dia 15 será a vez das mulheres residentes em recuperação para dependência química. Uma roda de conversa será realizada para discorrer sobre o tema “O resgate lúcido da autoestima como mecanismo de prevenção em saúde mental”. O ciclo de Rodas de Conversa será encerrado no dia 16 quando será desenvolvida uma reflexão sobre a “Elaboração de conflitos na infância e a busca do equilíbrio emocional no presente”.