Janeiro Branco: Psicólogo alerta sobre Síndrome de Burnout e a ameaça à saúde mental de professores da rede pública de ensino

14/01/2018 -13H25


               A Escola Estadual Presidente Nelson Mandela, localizada no Bairro Luzia, zona sul de Aracaju, convidou os professores da Instituição para participar de uma Roda de Conversa sobre prevenção em Saúde Mental. O trabalho conduzido pelo psicólogo Naldson Melo Santos (CRP 19/1210) integra a programação de atividades da campanha Janeiro Branco em Sergipe que pretende levar à população sergipana informações sobre prevenção e cuidados em saúde mental e emocional.

               A reunião ocorreu de forma descontraída e os docentes puderam interagir uns com os outros e com o palestrante, trazer à tona experiências de seu cotidiano e tirar dúvidas relativas ao adoecimento psíquico do trabalhador da área de educação.

               Síndrome de Burnout, depressão, transtornos de ansiedade e síndrome do pânico foram patologias que estiveram em pauta durante a discussão. No entanto, a reunião teve como foco difundir estratégias de prevenção em saúde mental, desmistificar o papel do profissional de Psicologia e difundir entre os educadores uma cultura de prevenção em saúde, estimulando-os ao autocuidado e à busca de auxílio profissional sempre que necessário.

               Durante o mês de janeiro, diversas instituições de ensino em Sergipe estarão recebendo profissionais de Psicologia para fomentar debates com alunos e educadores sobre prevenção e promoção de qualidade de vida e saúde emocional dentro e fora do ambiente escolar. As atividades do Janeiro Branco realizadas nas Escolas sergipanas contam com o apoio do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região.