Vestindo a camisa pela prevenção ao suicídio na terceira idade

30/09/2017 -11H59


               Idosas do Grupo ‘Bom Viver’ aceitaram o convite para participar de ações de prevenção ao suicídio na terceira idade. Vestidas de amarelo elas compareceram à reunião que aconteceu na terça-feira, 26, no Conjunto JK, Bairro Jabutiana, em Aracaju(SE). O grupo de convivência faz parte do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Madre Tereza de Calcutá e recebeu uma palestra que foi ministrada pela psicóloga Bárbara Cecília (CRP 19/2119) com a temática “Suicídio na Terceira Idade: Prevenção, Sinais de Alerta e Rede de Apoio”.

               Segundo a psicóloga, abordar as formas de prevenção é extremamente necessário para reduzir as estatísticas entre os idosos. “Falamos com o grupo sobre a necessidade de nos despojarmos dos preconceitos, praticarmos a empatia, o amor próprio e buscarmos auxílio profissional sempre que necessário. Perceber que existem, em nosso município, grupos de idosos que promovem atividades de fortalecimento de vínculos nos deixa muito feliz enquanto pessoa e profissional, pois sabemos que essas pessoas quando acolhidas e integradas, podem resgatar seus valores pessoais, reestruturar suas crenças, cuidar de sua saúde mental e, consequentemente, estarão atribuindo mais valor à vida”, disse.

               O suicídio foi tratado de forma clara com o intuito de despertar a sensibilidade em relação ao assunto e fornecer informações importantes também pelo psicólogo Pedro Alves (CRP 19/1910),  psicóloga Aldrey Karine (CRP 19/3012), os estagiários em psicologia Hugo Araujo de Oliveira, Gabriel Torres Nascimento de Abreu e o educador social Hebert Goveia que participaram da atividade.