Psicóloga faz palestra sobre valorização da vida para técnicos da educação em Sergipe

28/09/2017 -14H23


               Atendendo a um convite formulado pela Presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe,  Luana Boamorte, a psicóloga Renata Aragão (CRP19/3080), fez palestra  na quinta-feira, 21, para conselheiros da educação, técnicos do serviço, administrativo e estagiários. Em pauta: valorização da vida e a prevenção do suicídio, por meio do autocuidado.

               Foi possível ouvir e partilhar situações que ocorrem em sala de aula, sensações e pensamentos recorrentes dentro da educação.  Houve um momento de reflexão sobre como o ambiente escolar exige saúde e cuidado. “Olhar para si como alguém que também precisa ser cuidado, entender sua própria dinâmica e reconhecer, perceber colegas em suas atividades, ampliar percepções. Em cada instante o diálogo foi voltado para o cuidado de si e em segundo momento o olhar externo, afim de que esse movimento pudesse girar” explicou Renata.

               “Importante tratar do Setembro Amarelo, da sensibilidade com o outro no ambiente de trabalho e nas várias esferas da vida pública e privada. Os técnicos que aqui atuam, trabalham diretamente com instituições educacionais, onde o domínio das dimensões socioemocionais é necessário. Mas entendo que este movimento de apropriação e mudança de paradigma deve começar intimamente. Neste bojo, a visita de Renata inicia o “Projeto Bem Viver”, focando em temas que ampliem as experiências dos técnicos, que fortaleçam a consciência, a extroversão, a amabilidade e as estabilidade emocional de todos”, relatou Luana Boamorte.