CRP19 participa do I Encontro Serviço de Psicologia Aplicada


A  psicóloga Lidiane de Melo Drapala, assessora técnica do CRP19,  abriu o ciclo de palestras  do I Encontro do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada), evento Promovido pela Faculdade Estácio de Sergipe, neste sábado (25), em Aracaju (SE). Com o tema "Construção de Documentos Psicológicos", ela  abordou a resolução 007/2003 que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos por Psicólogos, decorrentes de avaliação psicológica.

Com uma metodologia mista de explanação, da formalidade em acompanhar a letra legal,  e da informalidade para estabelecer o diálogo com os alunos, Drapala apresentou  casos vivenciados,  fatos noticiados na imprensa, além de propor a reflexão no instante das inquietações produzidas.

A segunda palestrante foi a Professora Mestre Milena Aragão que fez uma exposição sócio-histórico sobre  as lutas para a criação da lei federal 13.010/2014,  mais conhecida como  "Lei da Palmada" ou ainda  "Lei do menino Bernardo". Ela discutiu os preconceitos infundados, na demarcação da importância de se compreender a urgência de mudanças de padrões de violência e abuso quanto aos castigos físicos e tratamentos vexatório.

“Fundamental destacar que o Sistema Conselhos de Psicologia se posiciona claramente a favor da lei abordada, posto que somos uma profissão comprometida socialmente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos’, enfatizou Drapala.

O evento é coordenado  pela professora Ana Paula Chaves que também gerencia o SPA da instituição,  uma das últimas etapas da graduação em psicologia, quando os alunos realizam atendimentos psicoterapêuticos à população com indisponibilidade financeira.

No encerramento do evento foram  apresentados estudos de casos propostos por alunos da casa, orientados por professores de linhas teóricas diferentes,  sobre atendimentos produzidos no Serviço de Psicologia Aplicada, o SPA da Estácio de Sergipe. O objetivo foi destacar possíveis semelhanças e, divergências, sempre amparados pela formação ético-moral da profissão.