Autoestima para combater a depressão

28/09/2017 -13H41


               Na segunda-feira, 25, a psicóloga Kivia Cardoso Ferreira (CRP19/2994) levou a Campanha Setembro Amarelo ao grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Dr. Franklin de Oliveira, localizado no Conjunto Parque dos Faróis, no município de Nossa Senhora do Socorro(SE). Além das assistidas, participaram das ações a equipe técnica e demais funcionários do equipamento.

               A intervenção teve como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres como fator de prevenção ao suicídio, combate à depressão e um meio de auxiliá-las a lidarem melhor com as situações de vulnerabilidade social e pessoal. As usuárias sentiram-se à vontade durante a explanação do tema e participaram da atividade trazendo à tona exemplos de suas próprias experiências e histórias de familiares e amigos, além de tirarem dúvidas quanto às possibilidades de oferecer auxílio a quem esteja passando por algum tipo de sofrimento emocional.

               Foram distribuídos laços amarelos, símbolos da campanha, e palavras motivacionais que foram compartilhadas entre todas as mulheres ao final da intervenção. Segundo as participantes, a atividade serviu de motivação para que as mesmas pudessem lidar com as adversidades e situações difíceis do dia a dia.

               “Momentos como esses, em que são trazidos assuntos tão importantes, nos auxiliam a compreender melhor sobre o que é a depressão, como podemos ajudar a nós mesmas e também ajudar outras pessoas”, relatou a dona de casa  Maria José.