Profissionais de saúde e estudantes de Rosário do Catete participam de atividades do Setembro Amarelo

25/09/2017 -17H03


              Nessa segunda-feira, 19, o psicólogo Marcus Vinícius de Jesus Silva (CRP 19/2091) e a assistente social Camila Monteiro da Silva Almeida promoveram atividades de prevenção ao suicídio no povoado Siririzinho. As ações fizeram parte da campanha Setembro Amarelo, realizada no município pela equipe de atenção psicossocial, com o apoio do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região.

               No CRAS Inácio Maciel, alunos da Escola Municipal Enestina Silva moradores da comunidade, agentes comunitários de saúde, enfermeira e a técnica de enfermagem do povoado participaram de uma palestra de sobre “Valorização da Vida” e dinâmicas de grupo.  

               Para o Marcos Vinícius,  promover conscientização e cuidado voltados as pessoas de todas as faixas etárias durante a Campanha é fundamental, visto que, tanto os jovens, quanto, em outro extremo, os idosos, são os que mais aparecem nas estatísticas de suicídio. “Procuramos trazer com este trabalho alguns dados da Organização Mundial de Saúde sobre casos de suicídio e elencar os fatores de risco e os meios de proteção. As temáticas trabalhadas alertaram profissionais e estudantes presentes para o fato de que os adolescentes e pessoas na terceira idade são as que mais atentam contra a própria vida e por isso merecem bastante atenção. Trabalhamos mitos e tabus relacionados ao suicídio, as possibilidades de se ajudar quem esteja sofrendo e apresentando sinais ou ideação suicida. Fiquei satisfeito com o resultado porque os participantes mostraram-se atentos durante os trabalhos”, ressaltou.