Centro de Referência promove atividade intergeracional para falar sobre Prevenção ao Suicídio em Canhoba

25/09/2017 -16H28


               A equipe técnica do CRAS Licimar Caetano de Almeida, localizado na cidade de Canhoba(SE), reuniu usuários de todas as idades,  são participantes dos serviços de convivência do equipamento, para divulgar a “Campanha Setembro Amarelo” no município. Os assistidos acompanharam as palestras que foram ministradas por Aracelis Antunes Carvalho (psicóloga CRP 19/1915), Diana Silva de Almeida Carvalho (enfermeira ) e Glicia de Cássia dos Santos (assistente social).

               As profissionais fizeram, inicialmente, uma abordagem do assunto relacionando o uso indevido de substâncias psicoativas como fator de risco ao suicídio, mas a temática foi debatida de modo mais abrangente e a equipe trouxe ao público conhecimentos acerca dos sinais de alerta, da rede de atenção e dos meios de prevenção.

               Glícia de Cássia, assistente social do Centro de Referência, ressaltou a importância do trabalho voltado tanto aos jovens quanto aos adultos e idosos presentes no evento. “Não havíamos ainda   realizado nenhum trabalho de sensibilização nesse sentido. Os usuários  demonstraram  interesse em conhecer essa temática tão complexa.  Enquanto profissional, pude agregar muitos conhecimentos e obter um novo olhar sobre a questão, principalmente no que diz respeito a prestar mais atenção àqueles que nos cercam e ouvirmos, de modo mais atencioso, os que nos procuram para confessar suas dores. Uma simples frase pode ser um pedido de socorro e nós devemos estar sempre preparados para ajudar aqueles que vêm até nós e recorrem aos nossos serviços”, ressaltou.

               As ações realizadas no município contam com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe, Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Canhoba/SE.