Setembro Amarelo e Campanha 'Let´s Talk', da OMS, são pauta de discussão entre professores e alunos do SESI CEFEM em Aracaju.

18/09/2017 -22H32


               A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou este ano, uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências, sobretudo ao suicídio.

               Foi pensando nisto que professores e alunos do Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio do SESI Jair Meneguelli resolveram aproveitar a tônica  da Campanha Setembro Amarelo para associá-la ao Let´s talk e trabalhar com os alunos da Instituição, meios de prevenir a depressão e o suicídio.

               Entre os dias 11 e 15 de setembro, a pauta foi trabalhada no “Projeto Papo Reto na Escola” pelos alunos da instituição que participaram de discussões sobre saúde mental, valorização da vida e prevenção do suicídio através da confecção de cartazes, peças teatrais, dinâmicas de grupo e participação de palestras sobre o assunto.

               Para Iuri Acksel, professor da instituição, o engajamento dos educadores é fundamental para que a conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio obtenha êxito. “Percebemos que a Campanha de Prevenção à Depressão, lançada pela OMS no Dia Mundial da Saúde este ano, tinha tudo a ver com a proposta da Campanha Setembro Amarelo. Diante disso, vimos que seria uma excelente oportunidade relacionar os dois temas em um único projeto e estaríamos contemplando, deste modo, duas grandes propostas de uma só vez”, ressaltou.

               No início da noite, os estudantes fizeram uma dramatização abordando o que aprenderam ao longo da semana por meio de uma peça teatral acompanhada de apresentação musical com a participação de todos os presentes. Uma dinâmica de grupo foi realizada, em seguida, com o intuito de introduzir a temática através da abordagem dos mitos e tabus relacionados ao suicídio.

               A culminância dos trabalhos na Instituição deu-se por meio de um ciclo de palestras realizado no Auditório do SESI pelo psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho (CRP 19/1910) e psicólogas  Paula Cristina Santos do Vale (CRP 19/2871) e Patrícia Maria Souza Franklim (CRP 19/2857). Os profissionais abordaram o assunto demonstrando como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio, além de terem ressaltado o papel dos Centros de Atenção e da família na prevenção.

               “Fiquei muito feliz com o convite para falar abertamente com os alunos e professores sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Foi muito gratificante perceber que eles já estiveram desenvolvendo atividades relacionadas à Campanha Setembro Amarelo durante toda a semana. É preciso que além das instituições de ensino, outras  também incluam a pauta de valorização da vida em seus trabalhos e que esta temática continue sendo abordada”, ressaltou a  psicóloga Paula Cristina.