Professores e estudantes participam de palestra e roda de conversa sobre prevenção ao suicídio em Escola de Aracaju

16/09/2017 -23H33


               O Colégio Estadual Nelson Mandela convidou nessa terça-feira, 12, alunos e professores para participar da ‘Campanha Setembro Amarelo’ com a temática “Suicídio na adolescência: o que a escola e eu temos a ver com isso?”. A ação faz parte dos trabalhos de prevenção ao suicídio voltados aos adolescentes e estarão acontecendo durante todo o mês nas escolas das redes estadual e municipal,  e contam com o apoio do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região.

               A psicóloga Renata Gabriela Aragão Andrade (CRP 19/3080) e o psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho (CRP 19/1910) realizaram uma roda de conversa, pela manhã,  e uma palestra, à tarde. As ações foram marcadas por momentos de partilhas e reflexões sobre prevenção, tais como, auxílio profissional adequado, o papel da escola e do professor, o perigo do isolamento e a importância dos relacionamentos interpessoais saudáveis como fatores protetivos.

               “É muito gratificante estar com os jovens e ouvir suas próprias experiências sobre o assunto. O que aconteceu no dia de hoje foi um momento de trocas, tanto com os alunos quanto com os professores que puderam interagir conosco durante as atividades”, ressaltou a psicóloga Renata Aragão.
A diretora da instituição de ensino, Edwilma Andrade Araujo dos Santos, destacou a importância da atividade. “Os alunos precisam reconhecer que o suicídio não é um caminho para a resolução de problemas. A campanha é importante porque ajuda os estudantes a trabalharem a autoestima e aprenderem a lidar melhor com os próprios sentimentos”, relatou.