Rádio Xodó FM põe em pauta a valorização da vida e prevenção ao suicídio

16/09/2017 -22H45


               A psicóloga  Petruska Passos Menezes (CRP19/0636), conselheira do Conselho Regional de Psicologia foi a convidada  do jornal da emissora  para falar sobre o suicídio entre os jovens e as possíveis causas.

               Em entrevista, Petruska abordou o fato de  Sergipe liderar o ranking de suicídio entre jovens e entre as principais causas, segundo ela, estariam as questões sócio-econômicas. “Os pais não tem tempo de estar mais próximos dos filhos porque, muitas vezes, precisam  trabalhar para sustentar a família. Há uma necessidade de se adequar em uma sociedade que não aceita diferenças. Há ainda a dificuldade em lidar com as primeiras experiências e, consequentemente, com toda a afetividade que ocorre”, disse.

               A psicóloga foi ainda questionada sobre como a imprensa pode tratar do assunto suicídio  sem distorcer a notícia ou incentivar o ato. “É importante evitar colocar fotos mesmo que distorcidas, dizer como ocorreu o suicídio, evitar falar, inclusive, enfatizando a palavra suicídio e principalmente, orientando como buscar ajuda para quem estiver assistindo a divulgação, de forma que o episódio, além de ser noticiado, sirva como orientador para evitar suicídios futuros”, orientou.