A importância do olhar e da escuta na prevenção do suicídio

28/04/2017 -19H22


               Na manhã dessa quinta-feira, 11, a psicóloga Michelle Conceição Matias (CRP19/1915) e a equipe técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família desenvolveram atividades de Valorização da Vida no município de Maruim(SE). Profissionais de CAPS, CREAS, da Secretaria de Saúde e usuários dos serviços foram convidados para participar de uma vivência sobre a importância do olhar e da escuta na prevenção do suicídio.

               As ações aconteceram no Centro de Qualificação Profissional onde ocorreu uma palestra sobre “Suicídio e prevenção: reconhecendo sinais de alerta e buscando a rede de apoio”, ministrada pela psicóloga do equipamento. A reunião foi marcada por músicas de enaltecimento ao valor da vida, partilhas de experiências e dinâmicas de interação que envolveram todos os que compareceram ao encontro.

               “Estou muito feliz com a participação de todos e por perceber que a proposta da campanha foi abraçada por nosso município. Os participantes trouxeram experiências pessoais sobre a temática e nos fortaleceram para continuar desenvolvendo mais atividades de valorização da vida ao longo do mês”, relatou Michelle.

               Outras ações da Campanha Setembro Amarelo estão previstas para acontecer no município de Maruim. No dia 19 de setembro, às 14h, a equipe do NASF irá desenvolver um trabalho de prevenção ao suicídio com a temática ‘Dialogando com o Coração’,  voltado ao Grupo de Mães cujos filhos são assistidos pelo equipamento.