GT Psicóloga fala sobre fortalecimento de vínculo e a valorização da vida para educadores

16/09/2017 -20H41


               Nessa terça-feira, 12, a sala de aula da Escola de Artes Valdice Teles, foi ocupada apenas por professores que participaram de uma roda de conversa sobre “Fortalecimento de vínculo e a valorização da vida”, com foco no autocuidado. A proposta da psicóloga Renata Aragão (CRP19/3080) ampliar o debate sobre o que estes educadores têm feito, ou como pode ser feito o autocuidado, visto que são humanos que têm suas demandas e estão diariamente lidando/ trocando com turmas diversas e ainda refletir sobre o cuidado com o outro, seja dentro da sala de aula como também fora deste espaço, por exemplo com familiares.

                “A escola de Artes quer, antes dos conteúdos teóricos e técnicos próprios de cada linguagem, que as aulas sejam momentos de constante  de des/construção de padrões, e que a formação do cidadão e as relações estejam em primeiro plano. E, nesse sentido, o encontro de hoje instrumentalizou o grupo com um olhar afetivo para os cuidados consigo e com o outro, motivou o grupo a não negligenciar perguntas como “como estamos hoje?, além de atentá-los para ouvir e se implicar com as respostas”, falou   Giuliana Mara, diretora da escola.

               “É necessário que mais escolas e educadores possam partilhar de espaços como estes, formações continuadas como acontece na Valdice Teles, pois, dessa maneira a partilha pode acontecer, o acolhimento e o olhar de dentro para fora. Perceber a abertura tanto da gestão, quanto a disponibilidade da escuta dos professores para fazer, e buscar, é inspirador”,  concluiu Renata Aragão.