Adolescente de Itabaiana participam de roda de conversa sobre suicídio

15/09/2017 -21H23


               Alunos da Escola Municipal Vice-Governador  Benedito Figueiredo, em Itabaiana(SE), região agreste do estado, participaram  no sábado, 9, da roda de conversa “Prevenção do suicídio na adolescência”. A facilitadora, psicóloga Aline Cléa Lima de Jesus (CRP19/3090), voluntariamente, trabalhou com os adolescentes do Projeto Formiguinha.

               De acordo com a coordenação da escola, o “Formiguinha” é um grupo multidisciplinar voluntário reconhecido de tecnologia social pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil no ano de 2013 e é composto por alunos da própria instituição e por profissionais de Biologia e áreas afins, na cidade serrana. 

               Na roda de conversa, os adolescentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, trazer relatos de casos próximos enriquecendo ainda mais o trabalho. A psicóloga explicou sobre os fatores que podem ser gatilhos para o suicídio, a importância do auxílio profissional e da rede de apoio. Finalizou falando sobre a empatia e respeito mútuo pela valorização da vida.

               A intervenção contou com o apoio da advogada Marcelle Sacramento Bezerra (OAB 3.112), que apresentou contribuições sobre o bullying e sua relação com suicídio na adolescência. Fez ainda um alerta sobre a importância do respeito mútuo e esclareceu sobre a parte jurídica que cerca estas questões.

               “Foi uma experiência singular de solidariedade aliada a profissionalismo. Do valor da orientação de quem é capacitado, sem contar com a gratidão pela doação e energia sublime. É difícil traduzir em palavras o que foi aquele momento em que as pessoas se sentiram tão à vontade que expuseram suas dores, seja com palavras, seja com lágrimas ou sorrisos”, confidenciou Marcelle Bezerra.