Psicóloga fala sobre a importância do auxílio profissional e rede apoio na prevenção ao suicídio

15/09/2017 -21H04


               O Centro Espírita Amor e Luz, em Itabaiana, abriu suas portas na quinta-feira, 7 de setembro,  para a campanha  Setembro Amarelo. Com o tema  “Fatores de risco do suicídio: auxílio profissional e a importância da rede de apoio”, a psicóloga Aline Cléa Lima de Jesus (CRP19/3090),  falou sobre comportamentos que devem ser observados, a importância e o papel da família.

               “É importante  quebrar o tabu e  se falar sobre o tema, visto que hoje, o suicídio,  é a segunda causa morte no mundo”, disse Aline Cléa que ainda  explicou a importância da intervenção profissional e onde as pessoas podem procurar ajuda.

               Na plateia, cerca de sessenta pessoas, de diversas faixas etárias, interagiram com relatos e dúvidas. “Foi um momento de grande aprendizado e esclarecimentos acerca deste tema que tanto evitamos falar e que agora entendo a necessidade de romper a barreira do silêncio ”, declarou Ângela de Oliveira, policial civil da Bahia que participou da atividade com toda família. 

               Ao final do encontro, a psicóloga realizou uma dinâmica com o objetivo de fazer uma  reflexão sobre a valorização da vida.  “A cada intervenção realizada percebemos a importância deste movimento, em que várias pessoas nos procuram relatando tentativas anteriores de suicídio e, familiares relatam, que agora entendem como devem agir mediante esta questão”, finalizou Aline Cléa.