Sarau cultural marca as celebrações do dia da(o) Psicóloga(o) em Sergipe e dos 55 regulamentação da profissão no Brasil

29/08/2017 -15H49


               Domingo, 27 de agosto.  Psicólogas e psicólogos de Sergipe se reuniram para celebrar a data que marca os 55 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O encontro, marcado por um sarau cultural e um brunch preparado coletivamente, aconteceu no Quintal das Artes da Profint, em Aracaju(SE), e reuniu profissionais de diversos municípios sergipanos.

               A psicóloga Andresa Almeida, que atua no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) de Ribeirópolis, cidade a 72 quilômetros da capital, comemorou o dia com sentimento de gratidão. “Conheci novos colegas de profissão no encontro promovido pelo CRP19. Pude estreitar laços, tive a oportunidade de parabenizar colegas que, assim como eu, escolheram a melhor profissão do mundo”, confidenciou.

               “As comemorações referentes ao dia do Psicólogo este ano foram particularmente especiais. Reencontrar colegas que estão atuando em áreas tão distintas, numa data tão simbólica para a Psicologia, nos enche de entusiasmo e motivação para seguir fortalecendo nossa profissão e desempenhando nosso trabalho na sociedade”, relatou o psicólogo Pedro Alves que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) Madre Tereza de Calcutá, bairro Jabutiana, em Aracaju.

               Em um dia marcado por encontros e vivências foi possível visitar a exposição 'Cores do Imaginário' da Arte Fantástica Galeria. Em outro espaço, a psicóloga e conselheira secretária do CRP19, Vanessa Ramalho, ofertou, voluntariamente, momentos de reencontros durante uma intervação. “No Sociodrama, trabalhado com foco no papel profissional, o tema grupal emergente foi 'União, Responsabilidade social e Valorização da vida', explicou.

               A psicóloga Ingrid  Figueiredo Oliveira  definiu a dramatização como um momento ímpar. “Hoje, fui do eu ao meu avesso. Pude viver momentos, situações, reencontros, encontros, risadas, choro de alegria e cura com o meu eu e com a Profissão que escolhi. Gratidão a todos os ancestrais e as suas sabedorias que me permitiram chegar até aqui”, contou.

               “A vivência no Sociodrama guiado por Vanessa Ramalho foi mágica e tocante, me preencheu de uma felicidade pura e plena”, disse o psicólogo Lucas Rosa Palmeira, que em seguida, guiou a Indução Hipnótica Ericksoniana,  proporcionando momentos de reflexões profundas sobre a atual conjuntura da Psicologia.  “Esse foi outro momento muito feliz.  Me senti acolhido pelo interesse e entrega de todos os participantes, e confiante por confiarem em mim”, completou.
A psicóloga Lidiane de Melo Drapala, funcionária do CRP19, participou ativamente de todas as atividades propostas e diz, com firmeza, que as experiências vividas nesse encontro só confirmaram o seu compromisso com a profissão e a missão em fazer muito mais pelo outro.  “Acionar em nós esses dispositivos e afetos foi profundo. Como trabalhadora do Conselho Regional de Psicologia desde o ano de 2010, atuando em política pública na interface com direitos humanos, gênero e diversidade, assistência social, psicologia política, sempre buscando o enlace afetivo para que se possa inspirar e revolucionar, saio renovada com a consciência mais ativa do meu lugar no mundo, do meu propósito pessoal e profissional”.

               "Poder comemorar o dia do(a) psicólogo(a) na companhia de colegas e amigos foi algo muito significativo. São 55 anos de profissão regulamentada e é fundamental refletirmos nossa prática e nossa papel enquanto profissão dentro de um contexto social instável", disse Frederico Alves, conselheiro tesoureiro do CRP19.

               “O encontro foi muito especial. As atividades foram prazerosas.  O brunch oferecido pelo coletivo reforçou o sentido de construção conjunta entre as psicólogas e os psicólogos. Comemorar junto a categoria é sempre muito importante. E a luta continua por uma psicologia engajada com compromisso social”, falou Lidiane dos Anjos, vice presidente do CRP19.

               Segundo o conselheiro presidente do CRP19, Alan Santana Santos, a comemoração do 27 de agosto, em Sergipe, trouxe a proposta da simplicidade e privilegiou a intensidade dos contatos. “Duas atividades foram desenvolvidas por colaboradores da Psicologia, ou seja, de psicólogos para psicólogos e o foco foi trabalhar a importância da Psicologia nas nossas vidas. O espaço foi bastante rico, momento de interação que tocou profundamente todos os presentes e conseguiu evidenciar ainda mais todo amor que a gente tem pela Psicologia. Serviu também para renovar os nossos votos com a nossa profissão.  E isso deixou o CRP19 muito feliz. A gestão “Crescer e Cuidar da Profissão”, tem um carinho especial  e não  haveria maneira melhor de celebrar o Dia da(o) Psicóloga(o) do que ao lado dos próprios profissionais dessa categoria que a gente faz parte e acredita”, finalizou.